O opt-out é um direito de todos os consumidores que se cadastraram para o recebimento de e-mails de determinada marca ou empresa.
Recomenda-se que o pedido para cancelar o cadastro ocorra em, no máximo, dois dias úteis (para casos de links automáticos) ou cinco dias úteis (para quando a solicitação for feita por outros métodos).
Lembre que quanto mais rápido o opt-out acontecer, melhor será a satisfação do usuário, que tende a esperar pelo cancelamento instantâneo. Portanto, evite transtornos e agilize o processo de finalização do cadastro dos seus destinatários que fizerem o pedido de opt-out.
Para otimizar o procedimento de opt-out, é essencial identificar o e-mail do contato quando este clicar em links enviados pela empresa. Ao reconhecer automaticamente quem é o destinatário, não é preciso solicitar informações como nome de usuário e senha.
Outra recomendação diz respeito à criação de um e-mail para o qual cadastrados possam enviar reclamações, principalmente aquelas ligadas ao abuso no envio de e-mails, visto que muitos gerenciadores responsáveis pelo e-mail marketing mandam uma quantidade exagerada de mensagens.
Também é interessante ter uma lista diferente de usuários, separando os contatos que desejam o opt-out e os demais usuários. Tal lista deve ser usada somente para que a organização dos e-mails seja realizada de modo mais eficaz.
Ao exibir o link de opt-out, é melhor utilizar texto no formato HTML no lugar de imagens, pois estas podem ser bloqueadas por alguns servidores. Assim, é possível evitar que os usuários marquem os e-mails como spam caso queiram parar de receber as mensagens e não consigam visualizar os links de opt-out quando estes forem mandados como imagens.
É importante aceitar qualquer tipo de pedido de opt-out, independente de ser feito via e-mail ou por plataformas off-line, mesmo que haja um link para opt-out automático em cada mensagem. Além disso, é aconselhável enviar um e-mail confirmando a finalização do processo.
Como você avalia a otimização das suas estratégias de opt-out?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.