Você é uma daquelas pessoas que sabem que é possível aumentar as vendas e o faturamento da empresa e que estão sempre procurando formas para isso acontecer?
Isso é ótimo! Como uma pessoa inteligente, você deve saber que 96,1% das empresas estão satisfeitas com os resultados obtidos. Entretanto, para conseguir melhorá-los ainda mais, é importante entender mais sobre o assunto e fazer com que sua estratégia ganhe corpo.
Neste texto, você verá qual a importância de conhecer os diferentes tipos de e-mail marketing e quais são os principais modelos que podem ser adotados pelo seu negócio.
Quer fazer parte do time das empresas que alcançam grandes resultados? Então, aprenda mais sobre o assunto. Boa leitura!
Qual a importância de conhecer os diferentes tipos de e-mail marketing?
Buscar mais conhecimentos é a receita para todos que desejam ter mais sucesso na área de atuação. Por exemplo, além de saber como o e-mail marketing é útil para a estratégia da empresa, é importante estar a par de quais são os diferentes tipos existentes.
Dessa maneira, é possível impactar o consumidor de formas diferentes, seja dando maior segurança para as ações empresariais, seja convencendo-o a realizar a aquisição. Atuar em apenas um dos tipos faz com que a empresa fique “manca”, deixando de alcançar todos os resultados disponíveis.
Veja, então, a seguir, quais são alguns dos principais tipos de e-mail existentes e como eles podem ajudar a sua empresa.
Quais são os principais modelos?
Newsletter
Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil andar na cola do blog da sua empresa para saber quais são as novidades. Por isso, a newsletter é a melhor maneira de mostrar para o usuário quais foram os últimos materiais postados. Com isso, ficará mais fácil para ele acompanhar sua empresa.
Normalmente, define-se de quanto em quanto tempo as mensagens serão enviadas, já que ninguém gosta de ter uma multidão de e-mails da mesma empresa na caixa de entrada, não é mesmo?
Então, é importante fazer pesquisas para entender qual é a periodicidade que mais agrada aos seus seguidores. Dessa maneira, eles continuarão com a sua marca em mente, mas não ao ponto de optarem por sair da lista. Aliás, tudo tem limite.
Promocional
Toda empresa tem períodos em que os serviços e produtos parecem ser comercializados a preço de banana, não é mesmo? São momentos muito esperados pelos consumidores. Entretanto, quando a empresa não tem uma estratégia muito clara para anunciar, é possível que muitas pessoas nem saibam dos descontos oferecidos.
Nesse sentido, o e-mail marketing pode ser o que você precisa para anunciar aos quatro ventos a mega oferta planejada e aumentar o número de pessoas interessadas em participar da promoção. Afinal, quem não souber não comprará.
Lançamentos
Os períodos de lançamento de produtos e serviços são, normalmente, os momentos em que as empresas mais faturam. Em alguns casos, fatura-se mais no período de lançamento do que em todo o período seguinte.
A estratégia consiste em despertar interesse e curiosidade nos leads, mostrando que eles terão uma oportunidade única de participar de algo que revolucionará um determinado mercado. Por isso, é comum que exista uma sequência de e-mails responsável por deixar os usuários ainda mais interessados e aguardar quando o produto ou serviço será, finalmente, lançado.
Transacional
Esse tipo de e-mail, email transacional, nos acompanha o tempo todo. Por exemplo, cada vez que você faz uma compra na internet, e o status dela é atualizado, você recebe uma mensagem, não é mesmo? Além disso, quando a fatura do cartão de crédito fecha, é comum o envio da informação, lembrando qual é o valor a ser pago no mês.
Essas mensagens são chamadas de transacionais e são responsáveis por contar quais são as transações que aconteceram. Com elas, o consumidor se sente mais seguro, sabendo que será atualizado cada vez que uma nova transação acontecer.
Dessa forma, caso seja necessária uma ação do usuário em algum momento, ele será orientado a fazer isso em um e-mail transacional (por exemplo, quando um pagamento for rejeitado, quando uma entrega não puder ser realizada etc.).
Automação
As ferramentas de automação são amadas por equipes de marketing em todo o mundo. E não poderia ser diferente, já que elas permitem que muito tempo, esforço e dinheiro sejam poupados. Em vez de você selecionar um grupo de maneira manual e criar mensagens sempre que desejar, é possível que a ferramenta faça todo o processo para você.
Tudo isso acontece depois que o interessado preenche um formulário de e-mail, tornando-se um lead. Dessa maneira, as mensagens serão enviadas de forma automática, de acordo com a configuração feita pela equipe de marketing.
Assim, quando o cliente estiver em um fluxo, todos os e-mails serão enviados sem a necessidade de ação manual. Com isso, a equipe poderá colocar o pé no acelerador, deixando as tarefas manuais para os sistemas informatizados.
O objetivo dela é fazer com que a fidelidade dos seguidores aumente, sendo levados a cada etapa do funil de vendas de acordo com as próprias preferências. A construção de um relacionamento com o cliente não é feita do dia para a noite. Para que, no futuro, o lead possa até mesmo assinar um cheque em branco para você, é importante ser constante e demonstrar que a marca se importa com cada detalhe da vida dele e dos problemas que ele passa.
Muito bom, não é mesmo? Melhores ainda são os resultados. Esse tipo de mensagem tem uma taxa de abertura até 75% maior.
Você viu quantos tipos de e-mail marketing existem? Então, é a hora de fazer e acontecer. Por isso, procure por empresas que tenham experiência no mercado, possibilitando que a automação da sua companhia aconteça da melhor forma, mostrando relatórios importantes para que o processo de tomada de decisão seja mais fácil, simples e com melhores resultados.
Você quer dar o próximo passo? Então, acesse o nosso site, saiba quais são as nossas principais vantagens e entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar sua empresa a melhorar os resultados.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.