Você já ouviu falar nas grandes maravilhas proporcionadas pelo e-mail marketing, mas não está vendo esses resultados surgirem na sua estratégia? Talvez esteja na hora de rever o assunto do e-mail que você costuma enviar.
O campo do assunto é o primeiro elemento visto pelo seu destinatário quando um e-mail chega na caixa de entrada. Se ele não for interessante ou persuasivo, a mensagem dificilmente será aberta, contribuindo para que os seus resultados despenquem.
Não existe uma única fórmula mágica para evitar isso, já que as melhores escolhas dependem sempre do contexto da sua audiência e da sua empresa. Ainda assim, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a criar assuntos de e-mail marketing mais eficientes. Ficou interessado? Então, continue lendo para conferi-las!
1. Considere o perfil do seu público
A linguagem utilizada no assunto do e-mail só será persuasiva, de fato, se estiver adaptada ao perfil do seu público. Portanto, o primeiro passo que você deve seguir é pesquisar as características das pessoas que você está tentando atingir.
Considerar a faixa etária é um bom começo. Pense também no tipo de linguagem que essas pessoas estão acostumadas a ver nos conteúdos que acessam na internet. Lembre-se, ainda levar em conta as motivações e necessidades desse público.
2. Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais são pequenos artifícios utilizados para causar certas reações e emoções no leitor. Seu efeito é bastante sutil, mas uma vez que entende o que eles são, você passa a percebê-los em diversas peças de marketing ao seu redor.
Um bom exemplo de gatilho mental é o da impressão de escassez. Trata-se, basicamente, de passar a ideia de que determinada oferta é limitada, podendo acabar a qualquer momento. Isso causará um efeito de urgência no público, que vai querer consumi-la o quanto antes.
3. Personalize o assunto
As plataformas de envio de e-mail marketing da atualidade contam com um recurso que possibilita personalizar o seu texto usando termos relacionados ao destinatário, como o nome dele ou a empresa em que ele trabalha. Esse recurso é bastante poderoso porque possibilita uma personalização maior e dirige-se ao destinatário de forma direta, chamando a atenção dele e se destacando em meio aos outros e-mails na sua caixa de entrada.
4. Faça perguntas
Outra ótima forma de atrair a atenção para o assunto do e-mail é fazer perguntas ao seu destinatário. O interesse dele pode surgir do desejo de respondê-la ou mesmo de querer saber se no conteúdo do e-mail existe uma resposta para ela. Mais uma vez, para isso funcionar é fundamental considerar o perfil da sua audiência e o que ela costuma valorizar em termos de questionamentos.
5. Use emojis
Você também pode utilizar emojis para fazer com que o assunto do e-mail da sua empresa se destaque na caixa de entrada dos seus destinatários. Essas figurinhas altamente populares são suportadas pela maioria dos clientes de e-mail hoje em dia, então, podem ajudar bastante na sua taxa de abertura.
Apenas tome cuidado para não exagerar: sempre considere o perfil do público com quem você está falando, leve em conta o contexto do seu assunto e pesquise emojis que façam sentido, que se encaixem nele!
Com certeza, seguindo essas dicas você conseguirá criar um ótimo assunto do e-mail para impactar a sua audiência e, assim, contar com ótimos resultados nesse meio de comunicação. Por fim, lembre-se da importância de manter a sua estratégia sempre em renovação, realizando testes de performance e aprimorando a sua abordagem frequentemente, ok?
Gostou da leitura? Agora, quer saber ainda mais sobre como alavancar os seus resultados? Então, aproveite para conferir também estas 3 dicas práticas para melhorar a taxa de abertura de e-mail!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.