3 dicas práticas de como melhorar a taxa de abertura de e-mail

Taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing é a quantidade percentual de pessoas que abriu seu e-mail. Sendo assim, se você enviou 1000 e-mails e apenas 150 abriram, sua taxa é de 15%.

Então, como melhorar a taxa de abertura de e-mail? Neste post, você entenderá exatamente o que pode ser feito para conseguir que mais pessoas acessem as mensagens enviadas e possam chegar à conversão. Continue a leitura para saber mais!

Qual a importância de analisar a taxa de abertura?

Nenhuma campanha de e-mail marketing será bem-sucedida se as mensagens sequer forem abertas. Quem será convencido a adquirir seus produtos e serviços se o e-mail com o conteúdo não for lido?

Por isso, existe a taxa de abertura. Mesmo que outros indicadores sejam interessantes, esse é o primeiro que deve receber sua atenção. Como a quantidade de e-mails recebida pelas pessoas é grande, é necessário pensar em formas de convencer o usuário a abrir sua mensagem e começar a ler o conteúdo. Isso aumenta as chances de que o lead chegue à conversão.

Como melhorar a taxa de abertura?

Há várias formas de incentivar o seu público a abrir mais as mensagens enviadas. Veja agora as 3 melhores dicas!

1. Realize testes A/B

É mais eficiente fazer perguntas ou dar conselhos? Inserir um emoji ou ser mais formal? Embora existam tendências, a verdade é que cada público se comporta de determinada forma. Por isso, somente a partir de testes é possível entender quais são as melhores maneiras de convencê-lo.

Você pode usar testes A/B em que as mensagens são enviadas a dois grupos com títulos diferentes. Assim, você poderá entender em qual caso a taxa de abertura foi maior.

2. Use gatilhos mentais

Como as pessoas têm pressa e não abrem todos os e-mails que recebem, é interessante usar gatilhos mentais para chamar atenção dos usuários. Uma forma de demonstrar isso no título é a partir do uso dos seguintes gatilhos:

  • escassez;
  • urgência;
  • autoridade;
  • reciprocidade;
  • prova social;
  • porque;
  • antecipação;
  • novidade.

Todos eles têm o objetivo de estimular o cérebro a tomar a ação da abertura da mensagem no menor tempo possível.

3. Seja claro e direto

Se você quer que a pessoa decida rapidamente abrir seu e-mail, é fundamental ser claro e direto. Não há muito espaço para enrolação nos títulos. Por isso, é necessário mostrar o que a pessoa encontrará no corpo da mensagem. Será a solução de um problema, uma oportunidade incrível? Deixe tudo isso bem claro!

Há diversos outros fatores ligados à tarefa de como melhorar a taxa de abertura de e-mail, como o horário em que a mensagem chega e a quantidade que você envia durante a semana. Caso os e-mails sejam numerosos, pode ser que o usuário não tenha mais interesse em abri-los. Então, você precisa de um planejamento estratégico para que todas as ações funcionem da maneira adequada.

Já que você chegou até aqui, entenda agora como é possível analisar os resultados de e-mail marketing da sua empresa. Esperamos por você!

Deixe um comentário