Como garantir a segurança da computação em nuvem

A computação em nuvem permite a hospedagem de aplicativos e sites em uma estrutura física distribuída.

Também conhecido como cloud computing, o serviço em nuvem ajuda a diminuir o impacto de falhas de hardware e flexibilização do uso de recursos de computação. Tal modalidade requer alguns cuidados para que os dados armazenados na nuvem permaneçam protegidos.

Empresas que desejam melhorar a segurança do cloud computing devem recorrer a práticas de programação recomendáveis. Além disso, é indispensável que a configuração de restrições de acesso na rede seja realizada com muito cuidado.

A prevenção contra ameaças a bancos de informações também exige utilização de um produto reconhecido no mercado. A partir da criptografia do volume de dados, esse produto armazena a chave em um servidor externo, de forma que o controle fique restrito a determinadas pessoas. Sendo assim, cabe ao proprietário selecionar quem pode visualizar o banco de dados da empresa.

Geralmente, pessoas que não têm o conhecimento técnico necessário para a implantação de ações preventivas estão mais suscetíveis a ataques. Por causa disso, as boas práticas de programação devem sempre fazer parte das áreas que aplicam o serviço de computação em nuvem.

Quem tiver problemas ligados à proteção dos dados em nuvem pode recorrer à justiça brasileira para punir os culpados, pois a nossa legislação prevê uma penalidade para pessoas que roubam informações armazenadas em nuvem. É o caso da Lei nº 109/2009 e dos projetos que possuem as seguintes numerações: 2793/2011 e 84/1999.

Se você já teve dificuldades associadas à segurança da computação em nuvem da sua empresa, compartilhe a experiência comentando abaixo!

Deixe um comentário