Conheça os benefícios e como funciona a tecnologia em nuvem, a cloudcomputing
Diferente de alguns poucos anos atrás, hoje em dia, a maioria das pessoas que usa um computador não precisa de uma máquina muito potente. Isso se dá graças à chamada computação na nuvem, originária do termo cloudcomputing.
Mesmo que você não esteja por dentro do que essa tecnologia significa, saiba que, provavelmente, faz uso dela. Poucas pessoas usam atualmente o programa Outlook para receberem os seus e-mails, por exemplo, pois o mais comum é usar os serviços de webmail diretamente no site do servidor, sem a necessidade de um software auxiliar.
Ou seja, você acessa os seus e-mails que estão na “nuvem” do servidor, de forma sincronizada e de qualquer lugar onde esteja.
Além da mobilidade total, a tecnologia em nuvem possui como benefícios praticidade e velocidade. Além dos e-mails que você pode acessar em qualquer computador, é possível manter sites e blogs em nuvem, sem que tenha que disponibilizar um espaço da sua máquina para armazenar o que está postando em sua mídia digital. Isso permite que você realize com mais dinamismo as suas atividades na Internet.
O mesmo acontece a quem tem um negócio on-line, como uma loja virtual, por exemplo, que pode gerenciar o seu negócio mesmo que tenha que viajar. Mas não é só isso, a cada dia as possibilidades de trabalhar em nuvem crescem, um exemplo é o Google que, ao oferecer a opção Google Discos, permite ao usuário fazer uploads de arquivos que estejam em seu computador para depois realizar o download onde precisar, ou mesmo, para ter disponível quando precisar.
A computação em nuvem também gera economia, pois com ela não é necessário usar CDs, pen drives e demais dispositivos para transportar informações, mesmo que “pesadas” a outros computadores. Para tanto, é necessário apenas ter uma conexão à Internet. E nesse ponto é que se podem observar as possíveis desvantagens da tecnologia em nuvem.
Como o material fica em um ambiente virtual se houver problemas de conexões ele não será acessado, além de muitas pessoas não se sentirem à vontade por não estar com o conteúdo em seu poder. Além disso, para que a tecnologia em nuvem seja realmente um benefício ao usuário, é preciso ter uma boa e rápida conexão na Internet, ainda mais se o intuito é de utilizar streaming e jogos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.