Como deixar o seu site mais leve

Aprenda a como deixar o seu site mais leve para facilitar a navegação dos internautas

Se você quer garantir um grande número de visitantes em sua mídia digital, entre outras características, ela deve ser leve para não ficar trancando quando um internauta for acessá-la, o que pode fazê-lo mudar de ideia e ir para outro site. Para tanto, alguns truques podem ser utilizados e problemas detectados para melhorar a experiência de navegação.

Muitos gadgets, template mal estruturado, código CCS (código fonte) e imagens não otimizados, uso de javascript ou flash, entre outros, são alguns dos empecilhos que podem deixar um site mais “pesado”. Para testar como está o carregamento das páginas, você pode usar uma ferramenta que está disponível no site SpeedTester, sendo necessário somente digitar o endereço o seu URL, o código de confirmação e clicar em check.

Um relatório informa o tempo de abertura da página analisada. A sua mídia digital possui um bom desempenho quando esse tempo não ultrapassar os seis segundos. Se você precisar torná-lo mais leve, pode otimizar as meta tags, fazendo uso das mais úteis, para a indexação do blog. Entre elas, está a MetatagTitle (nome do site), Description (descrição do site) e Keywords (palavras-chave).

Para deixar o seu site mais leve, outra dica é eliminar os espaços em branco no código do template, os quais ocupam espaço no ficheiro.É possível, ainda, otimizar o código CSS do template de algumas plataformas, através da otimização simples (somente abreviatura dos parâmetros), normal (deixa cada classe numa única linha) e profunda (deixa tudo numa única linha). Outra dica é não adicionar os códigos javascript na secção HEAD do template, mas sim, em páginas externas.

Ao deixar os códigos em javascript em arquivos fora do template, a sua mídia tende a trabalhar mais rapidamente. O mesmo pode ser feito com o arquivo CSS. Além disso, os templates que contam com muitos comentários, como :/****início do cabeçalho***/, /***início do código***/, etc, apenas ocupam espaço desnecessário. Você pode simplesmente apagá-los.

Embora bastante simples, outra forma de deixar blog mais leve é usando a barra “/” no fim dos endereços URL. Definir a largura e altura das imagens do seu site deixa o carregamento mais rápido, isso pode ser feito dentro da tag IMG SRV. Usar miniaturas das imagens é ainda melhor e não usar Flash também facilita a navegação.

Deixe um comentário