Como impulsionar suas vendas com a nutrição de leads?

Uma campanha de marketing de qualidade é capaz de manter seu público em contato contínuo com suas ofertas até o momento em que a conversão ocorre. As ofertas direcionadas e as abordagens utilizadas dependem do grau de consideração dessas pessoas e das necessidades delas. Para administrar tudo isso da maneira mais estratégica, basta contar com uma boa nutrição de leads.

A forma como as pessoas adquirem produtos e contratam serviços mudou bastante nos últimos anos. Com o aumento da oferta e uma busca cada vez maior por se informar antes de uma compra, as empresas precisam adotar posturas diferentes para conquistar a confiança dos consumidores e converter.

Esse é o papel da nutrição de leads. Assim sendo, sua estratégia não deve se limitar apenas a captá-los, afinal nem todos estarão prontos para comprar de você naquele momento. É possível fazer um trabalho de aproximação e relacionamento até que chegue a hora de fechar negócio.

Neste artigo, você entenderá melhor o conceito de nutrição de leads, suas vantagens e como implementar essa estratégia em sua empresa. Confira!

O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads é uma estratégia voltada a impactar continuamente seu público com conteúdo segmentado para que ele permaneça em contato com a sua empresa e avance pelo seu funil de vendas até a conversão. Também é uma forma de reaquecer contatos e fidelizá-los mesmo após a compra ou a contratação.

Durante esses contatos, é possível aprender mais a respeito das necessidades e particularidades do seu público. Você pode incluí-lo em fluxos específicos que trarão um maior potencial de sucesso por entregarem conteúdo pensado especialmente para o que essas pessoas precisam.

Uma ferramenta de automação de marketing é um recurso fundamental para a nutrição de leads. Por meio dela, é possível configurar fluxos a partir de interações do público para gerar contatos segmentados com ele. No entanto, bons resultados somente estão ao alcance das empresas que dedicam tempo e esforços a estratégias eficazes nesse sentido.

Tendo isso em mente, as propostas principais de uma nutrição de leads são:

  • qualificação dos leads;
  • entrega de conteúdo e ofertas segmentadas;
  • relacionamento com o cliente;
  • experiência contínua com a empresa.

Quais os benefícios de trabalhar com nutrição de leads?

A implementação de nutrição de leads em sua estratégia tem diversos papéis fundamentais, todos levando à geração de resultados cada vez superiores. Isso porque essa ferramenta traz uma série de benefícios às empresas que compreendem o seu valor e dedicam tempo e esforços a ela.

Quer saber mais? Então conheça, a seguir, as principais vantagens de implementar uma nutrição de leads em sua estratégia.

Vendas mais estratégicas

Se o seu público entende bem as próprias necessidades e as suas ofertas, a tendência é que você conquiste cada vez mais vendas. A nutrição de leads é uma poderosa ferramenta para ajudar nesse trabalho, já que utiliza a tecnologia para usar seu conteúdo segmentado para aproximar essas pessoas da decisão a favor da compra, ou seja, você venderá mais e melhor.

Mais qualificação

A nutrição de leads usa o contato constante com seu público para aprender mais sobre ele e enriquecer sua estratégia. Ao compreender melhor as necessidades dos seus leads, é possível posicioná-los em estágios mais precisos da jornada de compra. Isso permite desenvolver e aplicar estratégias mais eficazes para convertê-los continuamente.

Otimização do tempo

Seu time de vendas pode otimizar muito os próprios processos ao contar com os benefícios da nutrição de leads. Antes desse conceito, o trabalho de reativar e cultivar tais leads era manual, lento e ineficiente. Hoje, é possível contar com essa ferramenta para ativar muito mais gente em questão de segundos e ampliar o potencial de sucesso da sua estratégia comercial.

Ajustes em tempo real

Nem sempre é possível ativar uma estratégia de nutrição de leads com total certeza de todos os seus parâmetros. No entanto, não há problema. É possível ajustar as características da sua campanha mesmo durante o curso dela, o que permite aproveitar oportunidades visíveis em seus resultados ou até corrigir eventuais erros que possam surgir.

Como impulsionar as vendas usando nutrição de leads?

Tendo em vista os benefícios de uma boa nutrição de leads, fica nítido o quanto esse tipo de campanha pode agregar valor à sua empresa. Agora, o próximo passo é saber como implementar essa ideia da melhor forma.

Na sequência, confira os passos fundamentais para impulsionar suas vendas usando a nutrição de leads.

Mapeie seu funil

Você tem um conhecimento aprofundado sobre o funil de marketing da sua empresa? É necessário compreender bem as particularidades de cada estágio dele e o que a persona está procurando para desenvolver uma boa nutrição de leads.

Isso tem um impacto direto na sua capacidade de direcionar as ofertas certas em cada momento. É algo que requer um entendimento apurado não só sobre o seu cliente como também acerca do seu produto e da sua empresa.

Aprenda mais sobre sua persona

Um conhecimento aprofundado a respeito do perfil da sua persona é vital para ter uma boa nutrição de leads. É preciso saber das necessidades e motivações dessas pessoas para elaborar fluxos que agreguem valor a elas e as convençam a interagir com sua empresa de forma contínua.

Para isso, nada de se apoiar em suposições. Faça pesquisas e enquetes e busque levantamentos de mercado para embasar os retratos que você tem a respeito das suas personas. O objetivo deve ser o de se aproximar ao máximo da realidade. 

Faça recomendações relevantes

O bom funcionamento de uma campanha de nutrição de leads depende muito da qualidade e da relevância do conteúdo sugerido às suas personas nos estágios do funil de vendas em que elas se encontram.

Tenha cada um desses estágios muito bem mapeados, além de enxergar o apelo que cada peça de conteúdo tem para esses momentos e os perfis das suas personas. Não deixe que existam lacunas nesse meio.

Considere a nutrição multicanal

Você já ouviu falar em nutrição de leads multicanal? Trata-se de uma evolução do conceito tradicional de nutrição de leads para envolver outros canais de comunicação além do e-mail marketing. Graças às capacidades tecnológicas da atualidade, como é o caso do remarketing e do retargeting, é possível unificar a experiência do seu lead e alavancar seus resultados a partir disso.

Esse processo se dá ao planejar sua nutrição de leads pensando nos caminhos percorridos pela persona ao longo de diversos canais de comunicação diferentes. Antecipe o que ela procura em cada lugar e ofereça conteúdo relevante em cada caso.

O trabalho com nutrição de leads é extenso e requer bastante comprometimento. Afinal, não só demanda um conhecimento aprofundado sobre as motivações e necessidades da sua persona como também exige que você planeje a melhor forma de impactá-la com suas ofertas de conteúdo. Lembre-se de que todo esse processo deve ser realizado de forma contínua, além de ser sempre aprimorado a partir dos seus resultados.

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4 respostas para “Como impulsionar suas vendas com a nutrição de leads?”

  1. […] questões mais específicas precisam de um tempo maior para serem respondidas, afinal, não adianta satisfazer os clientes instantaneamente com informações equivocadas e sem terem sido […]

  2. […] nada adianta caprichar nos fatores citados acima se você não produzir conteúdos de qualidade. Sendo assim, mantenha seu blog constantemente atualizado para que o interesse dos usuários não […]

  3. […] e-mail marketing será bem-sucedida se as mensagens sequer forem abertas. Quem será convencido a adquirir seus produtos e serviços se o e-mail com o conteúdo não for […]

  4. […] negócio não deseja melhorar a presença digital, atrair leads qualificados e conseguir aumentar a quantidade de clientes? Entretanto, em muitos casos, as […]

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