Como fazer e-mail marketing? Confira 10 passos essenciais!

Você sabia que 95,9% das pessoas conferem a caixa de entrada diariamente? Não é à toa que 96% das empresas que sabem como fazer e-mail marketing acreditam na eficácia da estratégia, segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends 2018.

Portanto, se o seu objetivo é melhorar a performance das suas campanhas, é importante conhecer as práticas mais recomendadas, adotar a ferramenta certa e, assim, otimizar a entrega das mensagens. Afinal, quem investe quer ver resultado, não é mesmo?

Neste post, reunimos 10 dicas para você conquistar seus objetivos. Continue a leitura para conhecê-las!

1. Defina seus principais objetivos

O que você deseja alcançar com o disparo de e-mails? Pensar nisso ajuda a focar um propósito. Lembre-se: ter vários objetivos é como não ter nenhum. Portanto, ao planejar a estratégia, concentre-se na ação principal.

Em seguida, determine como aprimorar essa experiência e impulsionar o envolvimento interativo com novas técnicas. Por exemplo, sempre otimize os formulários de aquisição de contatos para que sejam facilmente acessados em dispositivos móveis. Afinal, hoje, muita gente prefere usar celular ao computador.

2. Delimite um público-alvo

Definir o perfil das pessoas que se interessam pelo seu produto é fundamental, especialmente em um mercado tão diverso e competitivo. 

Cada assinante na sua lista é diferente. Nesse sentido, seria um erro enviar a mesma mensagem para todos. Visto que os textos mais relevantes focados no público certo costumam gerar mais receita, adotar uma abordagem direcionada faz a diferença.

3. Explore a segmentação de público

Como você faz para enviar a mensagem certa? Como garantir que seu conteúdo de e-mail seja relevante o suficiente? O que fazer para a mensagem não ser ignorada?

A resposta para essas perguntas está na segmentação da lista de e-mail. Esse recurso permite dividir os compradores em subgrupos menores e mais direcionados. Com isso, é possível filtrar os consumidores com base nas preferências pessoais, além de promover produtos ou serviços de maneira personalizada.

4. Escolha uma ferramenta de automação

Como sabemos, o marketing por e-mail não se trata de enviar mensagens promocionais aleatórias, esperando que isso resulte em conversões lucrativas da noite para o dia.

É essencial se comunicar com as pessoas de forma humanizada, oferecer algo de valor e conquistar. Acontece que é impossível ser bem-sucedido nas campanhas sem uma ferramenta de automação eficaz. 

Por isso, na hora de escolher a plataforma ideal, priorize a que oferece integração com seus sistemas de gerenciamento com o cliente. O ideal é organizar todas as informações em uma única ferramenta. 

5. Produza conteúdo de qualidade

É preciso considerar o conteúdo como um dos detalhes mais importantes ao criar campanhas de e-mail. Então, entenda o que os clientes desejam e, depois, crie conteúdo — nunca o contrário. Como retorno, em pouco tempo você vai receber “cliques” e recomendações. 

Para ter sucesso, é importante parecer uma pessoa real, não uma empresa. Evite falar em publicidade nas primeiras interações e se expresse como se estivesse conversando com o leitor. Use esse recurso para despertar a imaginação dele, compartilhando histórias, dicas, artigos, informações relevantes ou, até mesmo, algo engraçado. 

Não se esqueça de que a escolha das palavras é crucial para tornar a leitura uma ótima experiência e, visto que a maioria dos e-mails são curtos, cada palavra conta.

6. Mantenha a consistência 

Outro componente de uma estratégia eficiente de marketing por e-mail é a consistência. Isso não se refere apenas à frequência dos envios, mas também ao conteúdo. O ideal é manter um cronograma e cumpri-lo rigorosamente para garantir um bom relacionamento com os clientes.

7. Capriche no texto do assunto

Se você está se perguntando como se faz para escrever o e-mail perfeito, o melhor lugar para começar é com o campo assunto. Aperfeiçoar essa frase pode fazer toda a diferença para os destinatários que pensam em abrir a mensagem. 

Afinal, eles precisam sentir que serão beneficiados de alguma forma com aquele conteúdo. Para isso acontecer, seja convincente, sucinto e objetivo.

8. Limpe sua lista de e-mails regularmente

Alguns contatos nunca abrem as mensagens por vários motivos: mudança de endereço, morte ou outros. É tentador enviar comunicado para o maior número possível de pessoas para alcançar mais clientes em potencial, mas manter os destinatários menos envolvidos em sua lista de e-mails pode prejudicar a taxa de abertura. 

Essas pessoas que não interagem de jeito nenhum tornam a sua campanha pior, pois isso impede você de analisar a qualidade do envio em relação a seus destinatários mais fiéis.

Analise quem não se envolveu durante um certo período de tempo e remova-os. Isso fornece uma taxa de abertura mais precisa e mantém sua campanha limpa das pessoas que não estão mais interessadas em receber notícias suas.

9. Realize testes de desempenho

Nunca envie algo sem ter certeza de que está funcionando corretamente. Verifique mais de uma vez se as mensagens têm a aparência desejada, podendo, para isso, enviá-las a contas particulares ou de funcionários. 

Verifique se todos os links estão ativos e se nenhum código de personalização está falhando. Além de testar o conteúdo de diversas maneiras, também é bom experimentar diversos assuntos, chamadas para ação e textos do corpo para ver o que é mais interessante para o seu público.

Nesse caso, são enviados e-mails para dois grupos separados. Depois, basta analisar em qual deles houve uma melhor performance.

10. Acompanhe os resultados 

Fique de olho nos dados, como quantos e-mails foram abertos e quantos não foram, o número de pessoas que clicaram no link e assim por diante. Esses detalhes trazem informações valiosas para a sua estratégia. 

Se estiver usando o Google Analytics no site, marcar os e-mails com o rastreamento de campanha personalizado pode mostrar como eles estão direcionando tráfego para as páginas de destino e ainda como visitantes se comportam quando estão navegando. 

Gostou de saber como fazer e-mail marketing? A excelência se resume a dar a seu público algo que permanece com ele e mantém o nome da sua marca na mente, o que inclui dicas simples, informações educacionais sobre seu produto ou serviço, ofertas, entre outras coisas. Aproveite o potencial desse recurso que está em constante evolução.

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3 respostas para “Como fazer e-mail marketing? Confira 10 passos essenciais!”

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  2. […] opt-out é um direito de todos os consumidores que se cadastraram para o recebimento de e-mails de determinada marca ou […]

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