Planejamento de Marketing Digital. Quais os passos você deve seguir.

Planejamento de Marketing Digital: Você sabia que ao definir o seu objetivo, mas não definir uma data ou prazo para concretiza-lo, transforma seu objetivo apenas em um sonho? Você precisa converter seus sonhos em metas, agora mesmo, e metas são alcançadas com prazos bem definidos e planejamento bem alinhado.

Transforme, suas metas em realidade com Planejamento de Marketing Digital eficiente.

Tire seus sonhos do papel, ou do bloco de notas, e converta em resultados. Siga os passos para um planejamento de Marketing Digital e colha os frutos de uma estratégia bem definida.

Confira 10 estratégias de Marketing Digital para alavancar seu negócio.

Lembre-se que o Marketing Digital é um conjunto de estratégias que você deve aplicar ao seu negócio para obter melhores resultados nas suas áreas financeiras, relacionamentos, produtos e vendas. Não pense o seu Marketing Digital como uma ilha ou estratégia única. Todas convergem para que seu planejamento obtenha resultados positivos.

1. E-mails Transacionais

A base do relacionamento digital ainda é o e-mail e não há como fugir disso.

Até o ano de 2019, já foram contabilizados pouco mais de 3,9 bilhões de usuários ativos na internet, ao longo do globo. Sendo que cada usuário de internet costuma possuir, em média, 2 e-mails para utilização. Sejam elas de uso pessoal ou profissional.

Estas contas recebem, e enviam, algo em torno de 293 bilhões de e-mails ao dia. Este número cresce 4% ao ano.

50% da população mundial possui uma conta de e-mail ativa. Este número cresce em média 3% ao ano.

85% dos usuários costumam ler seus e-mails, primeiro, em seus smartphones, sendo que 57% destes, leem exclusivamente em seus dispositivos móveis.

50% dos consumidores preferem conversar, exclusivamente, com as empresas ao qual adquiriram algum tipo de produto ou serviço, por meio do e-mail.

Não atoa, a estratégia de E-mail Transacional, deve ser a base de todo o seu relacionamento e estratégia de Marketing Digital.

O E-mail transacional é um tipo de mensagem que acontece a partir de alguma transação, como registro de conta, notas fiscais, alertas de serviço, recibo de compra, mensagens de agradecimento, solicitação de senhas etc. São diversos os negócios que contam com processos como transações e criação de contas, não é mesmo? Então, o e-mail transacional é importante para todas essas instituições.

Como esse tipo de e-mail é fundamental para a estratégia da empresa, ele deve ser visto com o maior cuidado possível. Imagine, por exemplo, que o usuário está esperando pela mensagem de ativação da conta para efetuar a compra, mas ela nunca chega. Além de perder a venda, é possível perder até mesmo o cliente e não criar o tão sonhado relacionamento.

2. E-mail Marketing

Sabendo que a base de comunicação é o e-mail, e todas as mídias, de alguma forma, convergem para este meio, é importante manter seus clientes engajados com seus produtos e serviços.

Mantenha um canal de comunicação direto e constante através de campanhas de e-mail marketing. O grande diferencial das campanhas de e-mail marketing que realmente convertem em vendas é a união de conteúdo próprio e direcionado, atrelado a frequência de envio.

De nada adianta você enviar um e-mail marketing por ano e não manter um relacionamento com seu cliente e usuário. Use, mas não abuse, de e-mails promocionais para seus contatos e clientes. Lembre-se de utilizar a ferramenta de e-mail marketing como forma de educação e comunicação sobre novidades ao redor de sua marca.

Novos produtos e serviços devem ser anunciados. Melhorias sempre precisam ser comunicadas aos seus clientes. É importante que seu cliente, através de uma estratégia de marketing ativa, entenda que sua marca é inovadora e trás consigo diferenciais competitivos.

Em um mundo totalmente globalizado, é fácil adquirir produtos, e serviços, de diversos fornecedores, então, o e-mail marketing, enviado de forma correta, converte em vendas, sempre que as ofertas vão de encontro as necessidades de seus clientes.

Use, e neste caso abuse, de filtros para envio de suas campanhas. Opte por ferramentas de e-mail marketing que possibilitem a criação de filtros para envio como engajamento, e-mails inválidos, taxa de abertura e nicho de atuação.

Na dúvida de qual ferramenta de E-mail Marketing escolher? Então, veja como tomar a melhor decisão.

3. Automação de Marketing

As máquinas estão tomando conta do nosso mundo moderno e a Automação de Marketing segue o ritmo desta demanda.

Não faça trabalhos manuais que demandam tempo e não trazem dinheiro para sua operação. Defina fluxos de automação para clientes que inscreveram-se por meio de um formulário, Landing Page ou que abriram e clicaram em uma campanha, e deixe sua ferramenta de automação de marketing ser um colaborador muito eficiente de sua operação.

É importante, claro, que os fluxos de automação sejam constantemente revisados e aprimorados, ao menos uma vez por mês, para obter os melhores resultados.

Converta seu trabalho manual de enviar e-mails, um a um, de forma pouco personalizada, para e-mails que realmente convertem, com base em ações específicas de seus clientes, dentro dos fluxos de automação.

Depois dos e-mails transacionais e estratégias de e-mail marketing, a automação de marketing é o principal item que deve ser pensado na sua estratégia de marketing digital pois ela fará o trabalho manual, de forma automática, e trará resultados reais para sua operação.

Os resultados da automação não aparecem da noite pro dia. Entenda que um período de 6 meses, mínimo, deve ser esperado para que os resultados reais comecem a aparecer para o seu negócio.

4. Blog

Você precisa interagir, informar e educar seu usuário e cliente. Desta forma, não há estratégia mais completa e precisa que a edição e o mantimento de um blog dentro do seu site. 

Plataformas como o WordPress popularizaram o desenvolvimento de blogs para pequenas, médias e grandes empresas.

Com alguns cliques é possível ter um ambiente completo para publicação de artigos educacionais, publicitários ou de ajuda. Use desta ferramenta para comunicar ao seu publico todo o conhecimento e expertise da sua empresa dentro do negócio onde ela atua.

Talvez, o mantimento de um blog seja uma das estratégias mais difíceis de manter pois demanda tempo e além do conhecimento técnico inerente ao negócio, é preciso conhecimento para transformar esta parte técnica em algo acessível a todo o público. 

Caso você não tenha conhecimento, tempo ou disponibilidade para o mantimento de um blog especializado para sua empresa ou negócio, é possível contratar empresas terceiras que efetuam ótimos trabalhos na área de desenvolvimento de textos e otimização de conteúdo para resultados de pesquisas. E mais importante, produção de conteúdo rico e pertinente para seus usuários.

Tenha como uma das principais estratégias de negócio para o mundo digital, a produção de um blog qualificado mostrando que você é detentor do conhecimento e é especialista na área onde atua. 

Um blog bem produzido, gera credibilidade e autoridade no assunto, dentro do nicho de operação do seu negócio.

5. Formulários de Inscrição

Todos nós queremos mais leads, usuários e clientes, mas desde o início do marketing, antes mesmo de ele se tornar digital, precisamos alimentar nossos leads e captura-los, de forma prévia. Com estratégia.

Desde 1800 (ou um pouco antes), com panfletos, até hoje, com landig pages, precisamos trazes nossos leads para dentro da empresa e conquistar os dados iniciais de contato para que sigamos com uma estratégia de alimentação de conteúdo e perspectiva de que somos autoridade no assunto relacionado ao nosso negócio, para quando o cliente decidir adquirir o produto ou serviço ofertado por nós, ele entenda que nós somos, além de melhor opção, a empresa a ser escolhida. A especialista.

Opte por formulários de inscrição opt-in, para que seu marketing digital capture dados iniciais de nome, e-mail e telefone, e então, no futuro seja possível criar automações de marketing, fazer o envio de e-mails transacionais e após o usuário tornar-se um cliente, poder fazer o envio de e-mail marketing.

6. Landing Pages

Landing Pages são mini sites que mostram uma qualidade específica do seu software ou produto. Crie Landing Pages para mostrar, por exemplo, que o software é único quando falamos na adaptação do produto para uso.

Landing Pages, na sua maioria, não são páginas de venda direta. O cliente não digita dados de cartão de credito, CPF ou até mesmo decide pagar um boleto nesta página. Não são, na maioria, mas esta não é uma regra absoluta.

Em uma Landing Page seu usuário fará uma intenção de compra, e esta pode ser de um e-book, uma versão exclusiva de um software, um treinamento diferenciado ou até mesmo um treinamento por parte de um consultor renomado. Vale lembrar que a palavra compra entende-se como algo precificado, ou não. Pode ser, por exemplo, como comprar uma idéia.

Use Landing Pages com variações, para verificar sua conversão. Ofereça diferentes tipos de propostas e diferenciais, então veja a que mais converte em novos leads para sua platadorma.

A estratégia de variações e manejo do conteúdo, deve ser algo constante e inserido na cultura operacional do negócio. Não deixe de lado sua Landing Page só por que ela converte. Você sempre pode mais.

Geralmente as Landing Pages estão atreladas a ferramentas completas de e-mail marketing, automação e vendas.

Após criar a sua Landing Page, lembre-se de torna-la conhecida através das redes sociais ou ferramentas de publicação de anúncios online como o Google Adwords ou Facebook Ads.

7. Site Empresarial

É preciso lembrar que toda estratégia online passa pela apresentação completa de um site empresarial. Em um site empresarial espera-se que tenham apresentações dos produtos e serviços, forma de comprar ou assinar os serviços ofertados e todas as questões de privacidade e contratual. Além de uma forma clara de contato.

Ter um site não é caro, e muito pelo contrário, é totalmente acessível a todo tipo e porte de empresa. Hoje em dia existem ferramentas para desenvolvimento de sites como Wix, onde é possível desenvolver seu próprio site utilizando templates e editores online, ou optar por empresas de baixo custo para o desenvolvimento de sites completos e de aparência profissional.

Não deixe sua empresa parada em 1999. Uma estratégia de marketing digital completa, obrigatoriamente passa pela construção e publicação de um site empresarial com políticas de opt-in para o envio de e-mail marketing e também por políticas de privacidades bem definidas para o tratamento dos dados obtidos através de formulários de inscrição.

Não inicie sua estratégia de marketing digital se a sua empresa não possui um site.

8. E-mail Profissional

Todos os envios feitos através de e-mails transacionais, e-mail marketing, e por consequência automação, devem ser feitos através de um e-mail profissional.

E-mails profissionais não possuem terminações como @gmail.com, @hotmail.com ou @terra.com (entre outros). Um e-mail profissional deve ser o que representa o nome da sua empresa como negocios@iporto.com.br. Opte por utiliza-los no seu dia a dia, pois eles passam credibilidade e são obrigatórios para campanhas de marketing digital mais profissionais, convincentes e que realmente geram resultados.

Caso ainda não tenha um domínio, que é a base para um e-mail profissional, é possível adquiri-lo por meio do registro.br, órgão que regulamenta endereços digitais de empresas no Brasil. Como resultado, você passará maior credibilidade ao seu público.

A iPORTO oferece um serviço para gerenciamento de e-mails profissionais, após registro do domínio da sua empresa.

9. Validação de E-mails e Listas de Contatos

Tudo parece tão lindo, basta enviar e-mails transacionais, de marketing ou profissionais e criar um formulário para ter um site capturando os contatos que desejam receber as promoções da sua empresa. Mas nem tudo funciona como parece.

Muitos usuários costumam digitar seus e-mails de forma errada, seja de má fé, ou por erros de digitação e ao enviar alguns e-mails inválidos, para os principais provedores como Hotmail, Terra, UOL, Bol ou Gmail, seu domínio de e-mail profissional pode ser bloqueado e todos os seus contatos, sejam eles transacionais ou de marketing, irão todos para a caixa de spam e sua estratégia de marketing digital irá toda água abaixo. Não cometa o erro de utilizar listas de contatos compradas ou que sejam muito antigas sem antes validar todos os e-mails para certificar de que ainda existem ou não estão com caixa cheia.

Uma boa ferramenta de validação de e-mails remove todos os e-mails inválidos que sejam inseridos nas suas listas de contatos. Estes e-mails inválidos podem ser inseridos de diversas formas como: erro de digitação, domínios temporários (criados apenas para fazer cadastro e depois são removidos), armadilhas de spam ou até mesmo e-mails que realmente não existem ou que estejam totalmente cheios para novos recebimentos.

É importante, ao longo de toda estratégia de marketing digital ,que os e-mails inválidos, independente do motivo, sejam removidos de suas estratégias de envio, para que os e-mails realmente legítimos sejam recebidos nas caixa de entrada dos seus clientes e usuários.

Uma porcentagem baixa, como 1%, dos seus envios sendo para inválidos, pode causar problema em todos os outros 99% legítimos que encontram-se em sua lista de contatos. Este número sendo maior, tende a arruinar por completo toda a sua estratégia.

10. Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin. Todas as redes sociais são válidas para disseminar o conteúdo produzido por meio de seu blog.

Existe uma grande discussão ao redor da produção de conteúdo direto dentro das redes e não relacionado ao seu site ou blog, e vale ressaltar que o produtor é o detentor dos direitos, e você não deve perder seus direitos em nenhum momento.

Use estas redes como um gateway de divulgação do conteúdo produzido por sua empresa. A entrada principal deve estar dentro do seu domínio – literalmente – mas nada impede, e pelo contrário, até ajuda – você pode criar conteúdos específicos para estas redes, que chamem público para seu conteúdo próprio, sejam eles por meio de stories, fotos ou compartilhamentos.

Definir qual a rede social de atuação principal é muito importante, baseada no seu publico.

Muitas empresas convertem melhor utilizando o Instagram, porém, outras empresas podem converter melhor dentro do Linkedin e somente você, com análise de resultados, poderá definir o que é melhor para o seu negócio.

Monte sua estratégia completa e não deixe nenhum item sem atenção, pois todos são muito importantes para manter canais completos de conversão para vendas, que realmente são o foco de todo o esforço aplicado a nossa empresa.

Desejamos sucesso total em suas estratégias de marketing digital e caso você precise de ajuda para alcançar seus objetivos, a iPORTO oferece opções de consultores dedicados as contas profissionais de E-mail Marketing, SMTP e Automação, com análise de desempenho e acompanhamento dos principais KPI’s.

8 respostas para “Planejamento de Marketing Digital. Quais os passos você deve seguir.”

  1. […] dependendo do tipo de site que você oferece. Lembre que um site, ou blog, deve fazer parte do seu planejamento de marketing […]

  2. […] em mente que os títulos e as palavras-chave são grandes elementos para aprimorar sua colocação em rankings de sistemas de busca. Desse modo, […]

  3. Avatar de Victor
    Victor

    Gostei do conteúdo. Pretendo começar um negócio digital mas não sei que produto vender ou publicitar. Mas também percebi que precisarei de um Master Card para tal, pois o cartão bancário do meu país (Angola) não permite pagamentos via online, infelizmente. Se alguém conhece alternativas e poder me ajudar, estarei sempre disponível. Obrigado!

  4. […] escolher uma das opções pagas, que costumam oferecer características capazes de deixar o blog WordPress com um aspecto ainda mais […]

  5. […] um único profissional consegue dar conta de todas as ações ligadas a mídias sociais, pois cada uma apresenta diversas particularidades. Por conta disso, é necessário que pelos menos […]

  6. […] relatório informa o tempo de abertura da página analisada. A sua mídia digital possui um bom desempenho quando esse tempo não ultrapassar os seis segundos. Se você precisar torná-lo mais leve, pode […]

  7. […] Ter um blog pode ser a melhor forma de iniciar uma atividade na Internet, ainda mais se você gosta de escrever e deseja compartilhar as suas ideias com outras pessoas. Porém, os blogs tem se profissionalizado cada vez mais e assim se assemelham muito aos sites, com funções avançadas e permitindo ao seu criador escolher visuais modernos e atrativos. […]

Deixe um comentário