Como qualquer outra iniciativa da sua empresa, uma campanha de e-mail marketing deve ser ativada tendo objetivos bem definidos e um bom desempenho como meta. Não faz sentido dedicar esforços sem conferir se eles geraram algum retorno de valor.
É nessa linha de raciocínio que fica nítida a importância de mensurar as métricas de e-mail marketing que fazem sentido para o seu negócio. Isso envolve considerar o que você desejava conquistar com os disparos de e-mail e conferir se realmente conseguiu isso.
Portanto, é fundamental que você defina metas concretas antes de começar a planejar a sua estratégia de e-mail marketing. Busque o máximo de precisão nesses objetivos: em vez de simplesmente “vender mais”, prefira algo mais específico, como “aumentar em 10% as vendas de determinado setor”.
Quais principais métricas de e-mail marketing devem ser acompanhadas?
Tendo em mente a importância de mensurar as métricas de e-mail marketing, é necessário atenção em relação a quais números são acompanhados. Afinal, há grande variedade de opções nesse sentido e nem todas elas podem ser úteis para o seu caso.
Confira a seguir as 7 principais métricas de e-mail marketing que ajudarão você a mensurar a performance das suas campanhas.
1. Taxa de abertura
Se o seu e-mail nem é aberto, dificilmente será possível conquistar qualquer resultado com ele. Portanto, uma das métricas de e-mail marketing que você deve sempre acompanhar é a taxa de abertura.
O conceito desse indicador é bastante simples: trata-se da proporção de pessoas que abriram o seu envio em relação ao total de destinatários. Por exemplo, se somente 125 pessoas abriram sua mensagem de um total de 1000 destinatários, a sua taxa de abertura foi de 12,5%.
Segundo levantamentos do mercado, a taxa de abertura média varia dependendo do segmento, mas fica entre 15% e 25%.
2. Taxa de cliques
Também chamada de CTR (de “click-through rate”), a taxa de cliques diz respeito a quantos dos e-mails receberam cliques dos destinatários em relação aos que não tiveram interações.
O engajamento é um conjunto de métricas muito importante para qualquer peça de mídia, já que é uma das ações mais básicas que o público pode desempenhar diante de um conteúdo. Pode não significar uma compra, mas mostra que a sua peça conseguiu gerar uma reação.
A taxa de cliques é calculada de maneira semelhante à taxa de abertura: basta dividir o total de cliques pelo número total de impressões.
3. Cliques por abertura
É a partir de agora que os diagnósticos começam a ficar mais estratégicos. Ao entender os valores das taxas de abertura e cliques, fica claro o quanto é importante mensurar o número de cliques por abertura.
Basicamente, refere-se a quantos cliques cada abertura do seu e-mail conseguiu gerar. Trata-se de uma métrica bastante estratégica porque revela a força individual dos seus envios. Se é uma média baixa, significa que o conteúdo não está inspirando tantas reações, mesmo tendo uma taxa de cliques mais alta.
4. Taxa de crescimento da lista
A fim de impactar um número cada vez maior de pessoas, a audiência da sua lista de contatos precisa estar em pleno crescimento. Para isso, uma das métricas de e-mail marketing que você deve monitorar é a taxa de crescimento da lista.
É importante reforçar que a sua lista não será aumentada a partir do conteúdo disparado por e-mail, já que isso dependeria do compartilhamento por parte dos destinatários para outras pessoas. Em vez disso, dedique esforços a divulgar a inscrição nos seus envios nos canais de comunicação, como redes sociais e site.
Lembre-se também de que ter apenas volume não é tudo. É muito mais valioso ter uma lista de pessoas que se identificam com seu conteúdo e proposta do que simplesmente buscar o crescimento dela a partir de qualquer público.
5. Taxa de descadastramento
Assim como é importante verificar o número de pessoas que se inscreve, também é preciso acompanhar quantas optam por deixar de receber os e-mails. Outra métrica que merece a sua atenção é a taxa de descadastramento.
Para que sempre seja possível manter uma boa audiência, é importante que esse número nunca chegue a ficar muito alto. É desejável que o crescimento da sua base sempre seja maior do que os descadastramentos.
Por fim, é importante contar com mecanismos que ajudem a entender por quais motivos essas pessoas estão saindo. Configure a sua ferramenta de gerenciamento de lista para fazer essa pergunta a quem deseja se descadastrar.
6. Taxa de conversão
Se você está disparando e-mail marketing, provavelmente tem um objetivo principal em mente. Monitorar o quanto esse canal está conseguindo gerar sucesso nesse sentido é essencial na avaliação da performance da campanha como um todo.
A taxa de conversão mensura exatamente isso. Por exemplo, se você quer vender mais produtos, cada conversão se refere a uma venda. Portanto, uma taxa de conversão alta significa que seus e-mails estão conseguindo gerar muitas vendas.
O cálculo da taxa de conversão é simples: basta dividir o número de conversões pelo total de pessoas impactadas pelas mensagens e multiplicar por 100. O resultado será uma porcentagem que representa a sua taxa de conversão.
7. Retorno sobre investimento (ROI)
Diversos aspectos e setores da sua empresa podem e devem ter o ROI mensurado para comprovar sua eficácia. Isso também vale em campanhas de e-mail marketing.
Lembre-se de levar em conta todos os investimentos associados aos esforços com e-mail marketing. Isso envolve o tempo dos profissionais dedicados a planejar e a criar o conteúdo, as ferramentas de automação usadas, entre outros elementos.
Para calcular o ROI de qualquer iniciativa, basta aplicar a seguinte fórmula: (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento. Multiplique o resultado por 100 a fim de obter uma porcentagem referente a quanto do seu investimento foi obtido de retorno.
Ao acompanhar as métricas de e-mail marketing corretas, será mais simples enxergar o sucesso das suas iniciativas. A partir das orientações deste artigo, você já tem o que precisa para começar a avaliar o seu desempenho. Agora é a hora de estabelecer metas e começar a mensurar os indicadores.
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