Você provavelmente já viu alguém que vende uma lista de e-mail marketing por aí, não é mesmo? Entretanto, essa é uma das práticas mais problemáticas do mercado. Em primeiro lugar, você não conseguirá tirar muito valor delas, uma vez que as pessoas normalmente não têm interesse nos seus produtos e nos seus serviços. Em vários casos, os e-mails nem mesmo existem.
Além disso, as pessoas que receberem o conteúdo tenderão a desprezá-lo, o que afetará a marca negativamente. Com isso, as suas mensagens poderão ser encaminhadas para a caixa de spam, e mesmo as pessoas que tenham interesse não conseguem visualizar a mensagem.
Quer saber, então, o que fazer? Neste post, você entenderá quais são as três práticas mais recomendadas para criar uma boa lista de e-mail marketing. Confira!
Práticas recomendadas
Para conseguir criar sua própria lista de e-mail marketing, várias práticas devem ser realizadas. Verifique quais são as principais.
1. Ter uma página de captura
Uma das formas mais utilizadas para conseguir criar uma base valiosa de e-mail é ter uma página de captura. Nela, normalmente, as pessoas fornecem seus dados básicos em troca de um material que seja relevante para elas.
Faça uma página que seja de fácil preenchimento e que indique em detalhes o que o consumidor verá no conteúdo que será enviado para ele. Caso contrário, o usuário pode achar o processo trabalhoso ou duvidoso e sair da página.
2. Lançar uma campanha de anúncios
Muitas pessoas fazem boas páginas de captura, mas são poucos os usuários que as encontram, dificultando que a lista de e-mail seja preenchida. Por isso, é interessante fazer uma campanha de anúncios a fim de popularizá-la.
É possível usar tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads para fazer sua campanha de anúncios. Use gatilhos mentais para fazer com que o usuário queira baixar o material na hora, como o pouco tempo de disponibilização.
3. Ter conteúdo valioso
O que você acha que acontecerá quando o usuário baixar o conteúdo e se sentir enganado? É provável que cancele a inscrição na lista. E mesmo se não o fizer, não prestará atenção ao conteúdo que será disponibilizado posteriormente. Por isso, ao planejar seu conteúdo, pense em materiais que podem, de fato, mudar a vida das pessoas e dar uma direção para que tomem suas próprias decisões.
É comum que muitas empresas tenham medo de valorizar um conteúdo gratuito e desvalorizar os serviços da instituição. Entretanto, o resultado é oposto. Quanto mais valor o usuário vir na sua empresa antes de realizar algum serviço, maior será a chance de ele confiar o dinheiro à sua empresa.
Agora que você viu como é importante uma página de captura para sua lista de e-mail marketing, é hora de planejar e criar a sua. Lembre-se, porém, de que ela deve ser sempre atualizada para continuar atraindo usuários. Além disso, faça testes para otimizar os resultados e conseguir melhorar o seu retorno na estratégia.
Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem bons resultados com a estratégia de e-mail marketing.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.