Gestão de e-mail marketing: o que é e como torná-la realidade

Muitas empresas investem em e-mail marketing, uma vez que a maioria das pessoas ainda utiliza esse canal de comunicação. Fato é que grande parte dos internautas acessa suas caixas de entrada diariamente. Com isso, há uma grande oportunidade para que as empresas consigam construir uma relação próxima com seus clientes e com possíveis consumidores.

Entretanto, os resultados não aparecem para vários negócios que começam a investir no e-mail marketing. A boa notícia que você verá neste post é que com uma gestão de e-mail marketing eficiente, é possível sim conseguir bons resultados. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Quais são os principais problemas enfrentados quando o assunto é gestão de e-mail marketing?

Embora várias empresas invistam em e-mail marketing, os resultados não são positivos para todas. Isso se deve, principalmente, a uma gestão ruim da estratégia. Há empresas que começam comprando listas de e-mail. Com isso, atingir os resultados esperados torna-se uma missão difícil, já que não há certeza da qualidade e do interesse das pessoas nos seus serviços e produtos.

Além disso, é comum que os gestores não saibam bem qual conteúdo deve ser enviado, bem como a melhor periodicidade para isso. Nesse sentido, há empresas que enviam poucos e-mails para sua base, fazendo com que o relacionamento entre a instituição e o lead não seja criado. Por outro lado, há aquelas que enviam conteúdos diariamente. Nesse caso, a tendência é que o usuário se canse, deixando de conferir as mensagens ou até mesmo pedindo para sair da lista.

Como realizar uma gestão de e-mail marketing eficiente?

Realize um levantamento sobre a base de e-mail

Para entender como se relacionar com seu consumidor, é essencial entender quais são os desejos, as dificuldades e as personalidades da sua base de e-mail. Assim, você saberá melhor quantos e-mails mandar por semana, bem como os assuntos que são mais interessantes para o público.

Defina KPIs para um bom desempenho

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho da sua estratégia de gestão de e-mail marketing. Eles devem refletir os principais objetivos da empresa com ela. Os indicadores são importantes para que você consiga entender se a estratégia tem sido bem-sucedida. Algumas opções são:

  • percentuais de abertura de mensagem;
  • percentuais de cliques;
  • percentuais de compras vindas de e-mails.

Organize um calendário de envios

Como você viu, um dos grandes problemas é estabelecer quantos conteúdos devem ser enviados para os consumidores. Além disso, é necessário definir quais assuntos serão abordados. Nesse sentido, torna-se relevante pensar nas datas para escolher o conteúdo. Por exemplo, próximo da Black Friday ou do Natal são momentos importantes para fazer promoções.

Utilize ferramentas de automação

Você já pensou como seria legal se o usuário que acabasse de entrar na sua lista recebesse conteúdos para que ele começasse a se ambientar e pudesse entender como os problemas dele podem ser resolvidos? Pois é, isso já existe.

Com as ferramentas de automação, pode-se enviar conteúdo de maneira mais dinâmica para os usuários. Além disso, é possível interagir com as respostas que os internautas transmitem, fazendo com que os e-mails enviados captem melhor as necessidades do público.

Para conseguir uma boa gestão de e-mail marketing, é fundamental contar com uma ferramenta que valide os e-mails, melhorando a saúde da lista. É necessário ainda contar com agendamento de campanhas e relatórios que mostrem os retornos que a instituição está tendo com os serviços. Assim, a chance de que os resultados esperados sejam alcançados é maior.

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2 respostas para “Gestão de e-mail marketing: o que é e como torná-la realidade”

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