O que é e-mail transacional e qual a sua relevância no marketing?

Você já parou para pensar na quantidade de e-mails que recebe diariamente. Eles são utilizados para avisar que o boleto já está disponível no sistema, mostrar quais são as novidades de determinada marca, sugerir conteúdos que provavelmente são interessantes para você, apresentar ofertas das empresas que você escolheu, entre outros.

Nesse sentido, um dos tipos mais utilizados é o e-mail transacional. Mas você sabe o que ele é? Se não domina o assunto, está na hora de aprender mais. Por isso, neste post, você entenderá o que é esse tipo de e-mail, bem como de que maneira essa estratégia pode ser utilizada no marketing do seu negócio.

Está pronto para conseguir melhores resultados? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!

O que é o e-mail transacional?

E-mail transacional é um tipo de mensagem que acontece a partir de alguma transação, como registro de conta, notas fiscais, alertas de serviço, recibo de compra, mensagens de agradecimento etc. São diversos os negócios que contam com processos como transações e criação de contas, não é mesmo? Então, o e-mail transacional é importante para todas essas instituições.

Como esse tipo de e-mail é fundamental para a estratégia da empresa, ele deve ser visto com o maior cuidado possível. Imagine, por exemplo, que o usuário está esperando pela mensagem de ativação da conta para efetuar a compra, mas ela nunca chega. Além de perder a venda, é possível perder até mesmo o cliente.

Como ele pode ser utilizado na estratégia de marketing?

Além de ser vital nos momentos mais relevantes de transação dos consumidores, esse tipo de mensagem cria transparência e confiança no cliente. Dessa forma, ele saberá que tudo o que for feito na conta dele será registrado por e-mail.

Quais são os tipos de e-mail transacional?

Como você viu, os e-mails transacionais podem ser utilizados para diversos fins, como:

  • agradecer o usuário pelo cadastro;
  • alteração de senhas e confirmação de pedidos;
  • emissão de notas fiscais;
  • abandonos de carrinhos;
  • notificações sociais;
  • protocolos;
  • respostas a páginas de cadastros (como landing page);
  • confirmações de alterações de cadastro;
  • pedidos de suporte;
  • comunicações de pós-venda (como avaliação do produto e da empresa).

Então, procure entender quais são as necessidades do seu consumidor para alertá-lo sempre que uma nova transação ou etapa surgir. Entretanto, é importante que a mensagem chegue à caixa de entrada do cliente, caso contrário, ela provavelmente não será lida. A seguir, veja como isso é possível!

O que é necessário para conseguir bons resultados?

Basicamente, é necessário contar com um servidor otimizado, configurado corretamente com as autenticações para que as mensagens parem na caixa de entrada do cliente. Além disso, dispor de relatórios de entrega (para saber quem abriu e clicou nos links) é fundamental para melhorar a estratégia e conseguir otimizar os resultados.

Como já mencionamos, para que a empresa consiga atingir os resultados desejados, é crucial que as mensagens cheguem à caixa de entrada do usuário. Caso contrário, é possível que uma compra não seja concretizada ou mesmo gere dúvidas no consumidor que poderiam ser facilmente esclarecidas. Por isso, conte com serviços de qualidade e velocidade.

Você tem dúvidas sobre o e-mail transacional e como a qualidade dos serviços impactam os resultados? Então, deixe-as registradas agora mesmo nos comentários. Estamos à disposição para esclarecê-las. Esperamos por você!

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