Dicas para um bom relacionamento com os clientes

O relacionamento com clientes em plataformas virtuais precisa ser o mais cuidadoso possível, pois qualquer deslize pode provocar uma reação indesejada por parte dos consumidores. Nem todas as empresas possuem uma equipe especializada com um acompanhamento da interação com o público, por isso, separamos algumas dicas para que seu negócio tenha condições de cultivar um bom relacionamento com seus consumidores on-line.

CRM

Monitoramento

Não tem como encontrar o tom adequado para se relacionar com os usuários sem saber o que eles falam nas redes sociais. Por isso, é essencial ter um sistema eficaz de monitoramento. A partir disso, identifique as mensagens que devem ser respondidas com mais urgência e estabeleça um plano que se baseie nos resultados do monitoramento.

Transparência

Se você quer que os seus consumidores confiem na marca, é necessário ser transparente na forma como você se comunica com eles. Desse modo, assuma seus erros e responda todas as solicitações prontamente. Lembre também que a transparência ajuda na prevenção de crises, que acontecem com qualquer empresa, mas não podem sair do controle em hipótese alguma, para que seu negócio não seja prejudicado.

Cordialidade

Trate todos os seus clientes de modo cordial, sem nenhuma exceção. Até mesmo aqueles que são hostis com você, devido a alguma reclamação, devem ser abordados com respeito e sem uma postura defensiva. Assim, você prova que a empresa está disposta a ter não só uma relação aberta, mas tranquila, gerando empatia e credibilidade.

Preparação

Uma das coisas que mais irrita os consumidores é a falta de preparo ao serem atendidos. Portanto, treine os profissionais responsáveis pela interação direta com os usuários. Questões comuns devem ter respostas já definidas, enquanto questões mais específicas precisam de um tempo maior para serem respondidas, afinal, não adianta satisfazer os clientes instantaneamente com informações equivocadas e sem terem sido checadas.

Uma resposta para “Dicas para um bom relacionamento com os clientes”

  1. […] você realmente deseja usar redes sociais como plataformas de vendas, então invista numa comunicação honesta e relevante. Da mesma forma que você não gostaria de ouvir uma pessoa oferecer o mesmo produto mil vezes, […]

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