Entender a necessidade e as vantagens de uma estratégia de email marketing é fundamental. Entretanto, isso não é tudo, visto que depois vem o momento em que o planejamento deve ser efetuado para que os resultados desejados sejam obtidos. Caso contrário, você verá várias empresas aumentando os lucros, sem conseguir os mesmos resultados.
Para que isso não aconteça com você, é fundamental saber como escolher uma ferramenta de email marketing. É ela que agregará valor aos serviços desejados e executará todas suas estratégias. Por melhor que elas sejam, se a ferramenta for ruim, os serviços dificilmente serão bons.
Por isso, neste post mostraremos quais são as características fundamentais das ferramentas de email marketing. Assim, você não errará na escolha. Boa leitura!
Quais são as características fundamentais?
É importante estudar todas as possibilidades que uma ferramenta de email proporciona para você. Com ela, é possível otimizar os resultados e conseguir melhor desempenho nas campanhas.
Veja agora quais são as características principais que você deve analisar ao procurar por uma ferramenta de email marketing.
Automação no serviço de email
Automação no serviço de email é o que garante que os usuários continuarão a ser nutridos mesmo quando você não estiver presente. Imagine, por exemplo, que um usuário acabou de se inscrever em sua lista de emails. Seria muito trabalhoso enviar mensagens de boas-vindas a cada um deles, selecionando conteúdos, não é mesmo?
A boa notícia é que um bom serviço conta com automação. Com isso, o próprio sistema pode identificar quais são os novos usuários e já enviar conteúdos para eles. Assim, a estratégia é otimizada e os resultados são colhidos de maneira automatizada.
Segmentação
Quando as pessoas recebem o conteúdo que desejam, as chances de que elas se interessem pelo email é maior. Por isso, as campanhas segmentadas têm taxas de cliques e de abertura mais altas.
Para que isso aconteça, é importante conseguir segmentar o público corretamente e pensar em qual tipo de conteúdo é interessante para cada público. Com um material direcionado, a audiência fica mais engajada e propícia a realizar compras.
Gerenciamento de listas
Para que qualquer campanha de email marketing seja eficiente, é fundamental ter uma base de contatos. Inicialmente, se você não comprou uma lista, os usuários têm algum interesse na sua marca, já que fizeram a inscrição.
Entretanto, as pessoas não são iguais. Há aquelas que estão prontas para a compra e outras que precisam receber mais conteúdo para se convencerem de que necessitam do seu produto ou serviço. Além disso, há o grupo de pessoas que até se interessam pelos temas discutidos, mas não têm a intenção de adquirir o que você oferece, pois têm um perfil diferente daquele com o qual a empresa normalmente trabalha.
Com o gerenciamento de listas, é possível agrupá-los de acordo com as características que as pessoas têm em comum. Dessa forma, você terá mais chances de enviar conteúdo útil e relevante para o público, fazendo com que o número de conversões aumente.
Implementação do SMTP
A implementação do SMTP é muito importante, uma vez que é determinante para que as mensagens enviadas sejam realmente entregues na caixa de entrada do usuário. Caso contrário, é possível que elas sejam eliminadas pelos servidores de email ou encaminhadas para a pasta de spam.
No caso dos serviços de SMTP, há uma comunicação com o servidor para verificar os dados básicos da mensagem, como endereço, destinatário e remetente. Com isso, é possível monitorar melhor como as mensagens estão sendo recebidas, relacionando-se melhor com os servidores de email, o que faz com que as suas mensagens sejam entregues ao usuário.
Plataforma unificada
Como o email marketing faz parte de uma estratégia maior de marketing digital, é importante que a plataforma seja integrada a outros serviços que também são importantes para que os resultados sejam obtidos, como o Google Analytics e o CRM.
As integrações aumentam a otimização dos serviços, permitindo que as segmentações sejam realizadas da melhor forma possível. Com maior inteligência, é possível entender quais são os materiais que as pessoas baixaram, bem como as campanhas das quais o público já participou.
Gerente de contas especializado
Contar com um gerente de contas especializado é fundamental para conseguir obter os melhores resultados. Quando o profissional está atento às melhores práticas do mercado, ele pode apresentar aos clientes quais são as novidades e o que deve ser feito para alcançar os melhores resultados.
Ele também pode ajudar a mostrar o que era tendência no passado, mas que caiu no desuso na atualidade. Com isso, as chances de que seu conteúdo seja mais bem recebido pelos servidores e consiga impactar os usuários é maior.
Por que conhecer a iPORTO?
Se você está procurando por uma boa empresa, conheça agora mesmo a iPORTO. Ela oferece as principais soluções para que suas campanhas de marketing sejam positivas.
Além proporcionar hospedagem de sites, também conta com validador de emails para que apenas os contatos confiáveis estejam na sua base de emails, evitando que as principais ferramentas do mercado bloqueiem seus emails, além de melhorar a taxa de abertura das mensagens.
Contar com relatórios também é importante, uma vez que, com as informações obtidas, você poderá modificar partes da sua estratégia para obter melhores resultados. Afinal, por que se manter no erro se você pode mudar para melhor, não é mesmo? Algumas opções são os relatórios de entregabilidade, abertura e cliques.
Mais do que a possibilidade de agendar campanhas, você contará com um suporte fantástico, bem como uma disponibilidade de 99,99% da rede. A infraestrutura em Cloud também é importante para garantir que as mensagens sejam processadas e enviadas no momento certo.
Agora que você sabe como escolher uma ferramenta de email marketing, procure pelas melhores empresas do mercado para aumentar as chances de que sua estratégia seja bem-sucedida. Erros nesse momento podem fazer com que os resultados obtidos sejam inferiores, diminuindo o engajamento dos usuários da lista e, consequentemente, o retorno em vendas.
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