A rede social ganhou alta visibilidade e muitos usuários, isso tudo após uma série de polêmicas envolvendo a compra do Twitter, depois disso as decisões e possíveis mudanças que ocorreriam na plataforma também foram sinal de alerta para os usuários. Entre essas polêmicas uma série de posts feitos pelo atual CEO, Elon Musk, que realizou as postagem de forma irônica um dia após a demissão de 42% dos funcionários foi a gota d’água para iniciarem as buscar por outra rede social.
Enfim, tudo isso fez com que os usuários da plataforma buscassem opções para migrar de rede social. Tumblr e Mastodon foram alguns nomes levantados, mas foi o KOO que mais agradou pela semelhança na ferramenta.
A rede social se tornou o aplicativo mais baixado aqui no Brasil, foram cerca de um milhão em apenas um dia.
Como funciona a rede social?
Koo e suas funcionalidades:
- Design simples e facilidade ao criar uma conta
- Possibilidade de criação de textos com até 500 caracteres
- Opção de publicação em mais de um idioma.
E o que é semelhante a rede social comprada por Elon Musk?
- Layout do feed
- Treding topics
- Recompartilhamento
Oportunidade e estratégia
Aproveitando uma oportunidade gerada pelo seu concorrente (Twitter), Koo, a rede social do momento se tornou o app mais baixado no Brasil, foram cerca de um milhão de novos usuários em apenas um dia. A estimativa mais recente aponta que a rede social já tenha chegado a 50 milhões de usuários no mundo
A rede social que foi criada na Índia em 2020, ficou muito famosa do dia pra noite no Brasil e além dos memes criados por aqui com seu nome, eles souberam usar estratégias e aproveitaram a oportunidade.
O que podemos tirar de lição disso?
- É preciso aproveitar as oportunidades de negócio: Na sexta-feira (18/11) e empresa percebeu que algo estava fora do padrão, rapidamente adaptaram a comunicação nas redes sociais. Fizeram post em português e com emojis e memes utilizados no Brasil.
A ação gerou engajamento e o público começou, prontamente, a se identificar com a plataforma. Alguns usuários chegaram a interagir nas publicações, respondendo carinhosamente.
- Análise de dados: Ao analisar os dados e novas informações na plataforma, identificaram que os números de novos usuários estavam aumentando de forma exponencial e em pouco tempo, perceberam também que o alto número de pessoas estava publicando em português e descobriram que eram do Brasil. Só assim conseguiram personalizar os post, escrevendo em português.
- Agilidade: Tudo isso foi do dia pra noite, e então como eles se adequaram à nova realidade e aproveitaram a oportunidade?
Percebendo através dos dados que o nome da plataforma gerou certa polêmica no Brasil, a empresa rapidamente realizou uma enquete perguntado se o nome deveria ser trocado, mas a maioria responde não. O app também não tinha sua versão em português entre os idiomas, mas em menos de 24h e com muita agilidade e visão de negócio eles lançaram a nova versão com a atualização.
Nesses 3 pontos a empresa não pecou, soube aproveitar as oportunidades sempre baseada em dados e com muita agilidade. Uma super lição de empreendedorismo