SMS marketing: como e porque usar na sua sua empresa

O SMS marketing ainda é um dos grandes aliados em estratégias de marketing e relacionamento para empresas. Com baixo custo, ele permite uma comunicação praticamente instantânea.

Com o surgimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, muito se falou sobre o fim do SMS. 

O Short Message Service ou serviço de mensagens curtas, em tradução livre, tão utilizado outrora e item de concorrência entre operadoras de telefonia móvel, pode até ter caído em desuso pessoal, mas cresceu em comunicação empresarial.

E os motivos são vários, como veremos a seguir, mas já podemos destacar alguns: 

o SMS é rápido, direto e democrático, afinal, para receber uma mensagem de texto, basta ter um celular com um número de telefone habilitado.

Essas são apenas algumas das razões que fazem o SMS marketing tão popular entre as estratégias de marketing e relacionamento.  

Motivos para usar o SMS Marketing

Mas as razões pelas quais o SMS é uma ótima ferramenta não param por aí. 

Econômico: o SMS marketing é uma das mídias mais baratas que uma empresa pode utilizar. Assim como o e-mail marketing, o valor é cobrado por envio e não passa da casa dos poucos centavos por disparo.

Taxa de abertura: 98% dos SMS são lidos pelos usuários. O SMS também permite monitorar outros dados analíticos das campanhas como taxa de conversão, taxa de cliques, tempo de abertura, entre outros.

Simples e rápido: cada mensagem pode ter até 160 caracteres, o que faz do SMS uma comunicação direta e objetiva. Além disso, 90% das mensagens são abertas em até 3 minutos após o recebimento.

Offline: o cliente não precisa estar conectado à internet para receber, ler e responder as mensagens. 

Imagem: Reprodução/Giphy

Como usar o SMS na estratégia da sua empresa

O SMS pode ser utilizado com diversas finalidades, mas, quando falamos do contato cliente x empresa, as principais funcionalidades são marketing, relacionamento e transações.

Nos pilares de relacionamento e marketing, o ideal é que as campanhas de SMS façam parte de uma estratégia maior, que envolva outros canais de comunicação. Desta forma, o SMS funciona como uma ferramenta de reforço da estratégia principal e um complemento para as demais ações da campanha.

Por exemplo: o lead/cliente é impactado com um e-mail com ofertas, um tempo depois, ele pode receber um SMS com um cupom de desconto para efetivar a compra. 

Outra possibilidade é utilizar o SMS de forma transacional que, assim como o e-mail transacional, é utilizado como forma de comunicação rápida e objetiva para informar e/ou atualizar sobre uma ação. Pode ser utilizado, por exemplo, para confirmar uma compra ou informar sobre o envio de um produto. 

Tipos de conteúdo para enviar por SMS

– Alertas e notificações

– Feliz aniversário e datas comemorativas

– Transações

– Call to action

– Ofertas e promoções

– Cupons de desconto

– Divulgação de evento

– Pesquisa de satisfação

– Cobrança

– Programas de fidelidade

Foto: Freepik

Bônus: dicas para usar o SMS marketing na sua estratégia

– Autorização sempre: garanta o consentimento para envio de SMS para seus clientes. Com a LGPD, as empresas que enviam comunicações para leads/clientes sem ter autorização, podem ser multadas. Então, tenha certeza de ter o opt-in de seus contatos

– Cuidado com o horário: nada de disparar mensagens no meio da noite. O SMS só deve ser utilizado em horário comercial, nunca antes das 9h e nem após às 21h. Cautela aos sábados e JAMAIS envie aos domingos e feriados.

– Rápido, simples, direto e objetivo: afinal são apenas 160 caracteres. 

– Redirecione seu cliente: inclua links encurtados em suas mensagens e direcione seu cliente para um local onde ele possa obter mais informações como redes sociais, blog, site e whatsapp.