Como está a temperatura dos seus leads?

Para quem trabalha com Marketing e Vendas o termo é bem comum, as estratégias de trafego pago e inbound fazem parte do funil de vendas, onde esses leads entram e a partir daí podemos medir a temperatura desses contatos. Mesmo que o termo seja muito utilizado, ainda podem existir dúvidas quanto a “temperatura” desses leads e a melhor forma de trabalhar as ações para impactá-los e qualifica-los.

Entenda a diferença entre os Leads:

  • Leads quentes: ou Lead qualificado, ou seja, o lead apresenta um alto nível de interesse. Podemos observar, por exemplo: a Necessidade que o lead tem pelo produto ou serviço. Lembre-se quanto maior for a urgência, mais chances de fechar o negócio você terá.
  • Leads mornos: nesse caso o lead demonstra interesse pelo seu produto/serviço, mas não tem urgência na aquisição, podendo postergar o processo de decisão.
  • Leads frios: os leads frios provavelmente demonstraram interesse por curiosidade, mas não estão qualificados para a aquisição do produto/serviço. Podem também ser aquele usuário que você recebeu os contatos, mas fez uma abordagem há muito tempo atrás, ou acabou não fazendo nenhum contato. Normalmente são pessoas físicas ou empresas iniciantes buscando referências para iniciar algum trabalho ou atendimento futuro.

Bem, agora que entendemos a diferença entre eles, temos algumas dicas de como para impactá-los!

  • Leads quentes: Primeiramente é importante identificar a verba e autoridade, já que o lead tem interesse e necessidade do seu produto/serviço. Mesmo com dados de lead quente que indica que ele está qualificado para fechar o negócio é preciso que o responsável pela negociação tenha autoridade para tomar as decisões e controle de orçamento para liberar a verba.
  • Leads mornos: o tempo de resposta nesse caso pode ser um fator positivo e até decisivo, quanto mais rápido, atencioso e que tenha conhecimento para seguir a negociação, mais chances de transformar esse lead morno em um lead quente você terá. Um nutrição correta a partir de automação também será um grande diferencial.
  • Leads frios: Esse lead de fato não sabe bem o que quer, mas se inscreveu para receber ações promocionais, certamente, então com uma nutrição correta e com benefícios que se destaquem você pode atrair esse lead e transformá-lo em um lead quente. Fique atento as oportunidades e segmente bem sua base

A jornada pode ser longa no tratamento de leads frios ou mornos, mas eles podem ser transformados em leads quentes e posteriormente em clientes, basta utilizar a estratégia adequada com variáveis controláveis no relacionamento com clientes.

Aqui na iPORTO nós temos a melhor plataforma de gerenciamento de Leads! Por aqui você criar suas réguas de relacionamento e automação de e-mail marketing sem nenhuma dificuldade, nutrindo seus leads da forma mais eficiente e com eficácia.