Já falamos, aqui, sobre o quanto a tendência de vendas para o Dia das Mães está favorável, o faturamento de e-commerces no Dia das Mães de 2021 superou em 14% o de 2020, também já apresentamos 7 dicas para seu Marketing Digital alavancar suas vendas.
Então chegou a hora de trazermos algumas dicas do que NÃO pode faltar no seu e-commerce ou Loja Virtual para suas vendas serem um sucesso!
Mas antes disso, buscamos mais alguns dados sobre o hábito de consumo, dessa, que é uma das datas que mais vende no Brasil e no mundo.
A data tem um enorme apelo emocional, mas nesses últimos dois anos sofreu também com os impactos negativos da pandemia e nós fomos buscar mais informações sobre as tendências de consumo para este ano. Conforme pesquisa realizada pela Meseens cerca de 68% dos entrevistados afirma ter o hábito de celebrar a data e apenas 18% diz não ter costume ou celebra menos. Ainda desta amostra 80% dos entrevistados relata fazer algo especial no dia, como presentear sua mãe, esposa, sogra, etc..
Então como podemos ver, as tendências de consumo são muito positivas para o Dia Das Mães em 2022.
Então vamos lá?! O que não pode faltar no seu e-commerce ou loja Virtual para que essa data seja sucesso de faturamento para o seu negócio.
1- Marketing
Uma boa campanha de Marketing para datas sazonais, sem dúvidas, gera resultados positivos. E para isso é preciso de:
– Identidade Visual: Personalize seu e-commerce ou loja virtual, crie uma ID específica para a data com KVs para utilizar nas redes sociais, blog, emkt, google ads e e-mail marketing, isso será um diferencial competitivo, fará com que o seu negócio se destaque da concorrência, assim atrairá e reterá o consumidor.
– Canais de venda:
Nas redes sociais faça impulsionamento das suas comunicações, gerando tráfego para o seu site ou Landing Page, para isso, prepara um identidade visual personalizada para o Dia das Mães e alguns benefícios como Kits de produtos promocionais, descontos, cupons exclusivos para a data, etc..
Lembre-se sempre de um dos canais que mais convertem E-MAIL MARKETING, pense benefícios para quem já é seu cliente, comunique com antecedência, no CTA utilizado no assunto gere interesse, seja atrativo. Segmente sua base, cuide com responsabilidade dos seus leads.Evite o carrinho de abandono
2-Evite o carrinho de abandono
Checkout transparente e processo amigável, conforme dados do BigCommerce, 27% dos consumidores desistem da compra porque o processo de checkout é muito longo ou complicado, enquanto 22% desistiram porque o site apresentou algum tipo de erro ou instabilidade, e 18% não sentiram confiança para informar dados de pagamento. O checkout transparente, geralmente, é a solução para esses tipos de problemas.
A média de abandono de carrinho no Brasil é de 61%, então aproveite a data para converter esses leads. Disponibilize diferentes formas de pagamento, como: PIX, Boleto, Cartão de Crédito e débito de todas as bandeiras. Conforma artigo da Globo paymentes de 2021 o cartão de crédito teve 43% de representatividade no e-commerce. Atualmente existem 409 milhões de chaves PIX registradas e mais de um bilhão de transações realizadas por este método.
Pense uma boa estratégia para garantir a conversão dos leds que abandonam carrinho, dê descontos, campanhas de compre e ganhe, cupons, frete grátis para pagamentos à vista ou PIX.
Disponibilize alternativas ao consumidor e evite o abandono de carrinho.
3- Frete
Atente-se ao valor do frete aplicado na sua campanha, pois é um fator decisivo no processo de compra. O consumidor sempre vai buscar analisar a concorrência antes de fechar a compra.
Frete muito alto é sinônimo de abandono de carrinho!
Segundo dados do BigCommerce, 61% das desistências no checkout se dão devido a custos de envio e taxas. Além disso, 24% das pessoas desistem porque não conseguem visualizar ou calcular o custo total da compra.
Analise sua campanha, identifique se cabe na estratégia do seu negócio para o Dia das Mães e datas sazonais utilizar frete grátis.
Monitore a entrega cliente recebe produto em atraso se torna insatisfeito de um detrator da marca.
4- Pós-venda
Venda finalizada, entrega no prazo, agora é só preparar um bom pós-venda para reter este cliente.
Segmente este contato e coloque numa automação de boas-vindas, apresente sua marca, Uma boa estratégia também, é oferecer um cupom de desconto com validade de um ano. Assim, esse cliente pode comprar o presente de Dia das Mães em sua loja no ano seguinte, ou até mesmo, usar antes, em outras datas especiais.
Importante lembrar que aqui na iPORTO nós temos uma ferramenta de gestão de leads e uma das ferramentas mais robustas para que você reter seu cliente Crie seu conteúdo, pense seus fluxos de nutrição ou use nossos templates de automação, assim você nutre seu lead e clientes com conteúdo e ações promocionais relevantes para ele e que convertam para você.