5 erros que você não deve cometer nas suas campanhas de e-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing precisam estar nos planos de marketing da sua empresa, pois é um dos principais canais de aquisição de usuários e de retenção de leads. Isso é muito bom, mas qualquer erro pode ser fatal na relação com o seu lead/cliente.

Em 2020, 87% dos comerciantes B2B usavam o e-mail como um canal de distribuição de Inbound (marketing de conteúdo), esse número tem tendência de se manter ou até mesmo aumentar nos relatórios de 2021.

Já falamos por aqui, trouxemos também dicas como utilizar nas suas campanhas e abordamos a importância de ser assertivo nas estratégias.

Mas o que não pode dar errado?

Normalmente nos concentramos exclusivamente em “o que fazer e por quê”. Agora gostaríamos que nos concentrássemos em “o que NÃO fazer e por quê”.

A psicologia reversa pode nos ajudar a perceber mais cedo onde erramos.

Por isso, separamos 5 erros clássicos de e-mail marketing que profissionais e empreendedores tendem a cometer nas suas campanhas.

1 – Não segmentar sua base:

Entregue seu conteúdo para quem quer receber!

Colocamos esse erro no topo da lista por entender que é um erro primário, pois as campanhas não segmentadas podem impedir o seu principal objetivo que é entregar conteúdo para o seu lead. Os envios de e-mail marketing sem segmentação podem virar SPAM. O grande problema é tentar impactar leads sem interesse no conteúdo, por exemplo:

Imagine que você tem um e-commerce com itens de roupas femininas e masculinas e você impacta todos os clientes da base com roupas femininas, sem segmentação. Certamente seu e-mail vai ir para caixa de Spam.

2- Assunto do e-mail marketing muito longos:

Não prologue o assunto, pois a grande maioria dos provedores mostra apenas os primeiros 55 caracteres, com isso você corre o risco de não ser compreendido na sua chamada.

O assunto é o que faz com o seu lead tenha interesse de abrir o e-mail! De acordo com a empresa americana Convince & Convert, 33% dos destinatários de email decidem se vão abri-lo ou não de acordo com o assunto.

Seja curto e direto! Use um texto persuasivo e abuse do texto de apoio, também chamado de preheader ou preview text.

3 – Não ter conteúdo personalizado ou customizados:

Tão importante quanto segmentar suas campanhas é personalizar seu conteúdo. Não adianta pensar toda a estratégia da sua campanha e não pensar no conteúdo que o lead quer receber. É aí que entram as estratégias de Inbound ou marketing de conteúdo.

Crie automações que sigam uma linha com fluxos conforme as ações dos seus clientes, assim eles recebem o conteúdo personalizado a partir comportamento ao ver o seu e-mail marketing.

4 – Não inclua muitos CTAs (Call to action ou chamadas à uma ação) em seus e-mails:

Basicamente quando você fala de marketing de conteúdo, usar várias vezes na mesma mensagem algum CTA pode confundir seu cliente. Este é um erro estratégico, pois você o direciona por caminhos diferentes através desses gatilhos e, desta forma, o cliente perde o foco e interesse no conteúdo que você está enviando.

E se ao invés de espalhar CTAs pelo seu e-mail você pensar em um texto atrativo e que gere interesse no seu cliente? Assim use apenas um CTA que irá direcionar seu cliente para um canal que tire todas as dúvidas, pode ser uma landing page ou um texto do seu blog.

OBS: Em campanhas de e-mail marketing de produtos o CTA é imprescindível e nesse caso use um para cada produto que você quer vender, porém não trabalhe com imagens crie suas campanhas em HTML para não comprometer sua entrega.

5 – Seu e-mail tem imagem demais, isso é um erro:

Fazer suas campanhas com uma imagem inteira ou várias imagens pode prejudicar sua entrega. Esse conteúdo normalmente não é pensado para dispositivos móveis e também podem ser barrados por algumas configurações.

Use pelo menos uma imagem no seu e-mail, pois as pessoas estão propensas a desistir da leitura quando um texto é muito extenso. Neste caso, uma imagem pode quebrar um pouco a leitura, mas é importante que a imagem seja vinculada ao assunto em pauta.

Você já cometeu esses erros? Ou outros?

Fazer suas campanhas com uma imagem inteira ou várias imagens pode prejudicar sua entrega. Esse conteúdo normalmente não é pensado para dispositivos móveis e também podem ser barrados por algumas configurações.

Use pelo menos uma imagem no seu e-mail, pois as pessoas estão propensas a desistir da leitura quando um texto é muito extenso. Neste caso, uma imagem pode quebrar um pouco a leitura, mas é importante que a imagem seja vinculada ao assunto em pauta.

Você já cometeu esses erros? Ou outros?

Veja dados aqui alguns dados e tendência para 2022 que revelam a importância do e-mail marketing seja B2B ou B2C

  • Mais de 347 bilhões de e-mails serão enviados e recebidos até 2022. Veja aqui
  • 68% dos Millennials dizem que e-mails promocionais influenciaram suas decisões de compra. Veja aqui
  • As pessoas passam 2,5 horas por dia da semana verificando e-mails pessoais no trabalho. Veja aqui

Aqui na iPORTO a gente trabalha para tudo funcionar corretamente e estamos sempre atentos ao que se refere a boas práticas de uso do e-mail marketing.