10 dicas determinantes para você criar uma boa página de produto
Você está criando sua página de produto agora e precisa de dicas pra ter sucesso? Talvez você já esteja no mundo do e-commerce, mas ainda não está vendo os resultados tão esperados?
Seja qual for a resposta, um dos pontos determinantes para o sucesso de uma loja virtual é ter uma boa página de produto!
Para ter uma página atrativa, otimizada e que venda é preciso ter estratégia e planejamento.
Mas acima de tudo isso, o mais importante é deixar claro para o cliente todas as informações que ele precisa para finalizar a venda e ainda assim dar opção de um canal de relacionamento com o cliente para qualquer necessidade.
Para te ajudar a criar uma página de produto mais efetiva e com mais chances de venda, separamos 10 dicas para você colocar em prática.
Vamos lá?
1- Escolha a plataforma adequada para o seu e-commerce
Uma boa plataforma para o seu negócio requer uma consideração cuidadosa das suas operações, mercado e objetivos. Funcionalidades e integrações também devem ter muita relevância no momento da decisão.
2- Domínio e links amigáveis
O endereço (URL) deve ser clara. Pense que o nome do seu negócio deve estar visível ao cliente. Ao buscar/clicar no site o endereço novamente, deve aparecer claro e limpo com o nome da empresa/produto pesquisado. E ainda tem mais, a URL amigável também ajudará na sua estratégia de SEO.
3- Layout
Assim como em uma loja física, a loja virtual precisa ser organizada e deixar o cliente/visitante à vontade. Invista em um layout que conquiste e prenda a atenção do cliente, de modo a navegar pelas sessões de forma fácil. A página de produto precisa mostrar o que você vende com destaque para foto, nome do item, preço, espaço para calcular frete, CTAs de venda, itens relacionados e etc, sempre de forma planejada e objetiva.
4- Produtos devem ter todas as informações que os clientes procuram
Preço, fotos, vídeos são essenciais para você atrair e reter clientes. Tenha o cuidado de antecipar possíveis dúvidas, use menus e submenus. Um detalhe mínimo pode ser imprescindível para a tomada de decisão na hora da compra.
5- Invista em imagens de qualidade
No e-commerce, o cliente não pode tocar, experimentar, sentir o seu produto, por isso, é importante investir em boas imagens (fotos e/ou vídeos) que permitam que o cliente tenha uma experiência mais próxima da física. Exiba imagens com boa resolução, bem iluminadas e que mostrem detalhes do produto.
6- Urgência e confiança
O cliente precisa sentir o desejo, necessidade de ter o seu produto. Além das técnicas de redação, escolha de imagens e layouts, uma boa aliada da sua página de produto é a sessão de comentários e avaliações. Isso gera confiança!
7- Favoritar produto
Uma boa estratégia para a página de produto é a opção de favoritar. Crie a sessão de lista de desejo. Permita que o cliente “salve” o produto de forma fácil, mediante login (é claro!). Além de permitir que o cliente siga “namorando” o item, você reúne informações para impactar via remarketing e retargeting.
8- Sugestão de novos produtos
Sugira outros itens que tenham relação com o produto que o cliente está vendo. É importante prender a atenção dele no seu site. Uma boa opção para lojas de moda, por exemplo, é criar uma sessão de itens complementares. Se o cliente está vendo uma camiseta, apresente calças/saias, sapatos, bolsas e outros acessórios.
9- CTAs efetivos
Assim como em qualquer outra ação, para ter uma boa página de produtos é preciso ter CTAs condizentes. Já imaginou querer comprar o item e não localizar o botão “comprar” ou “adicionar ao carrinho”? Seria péssimo. Planeje os CTAs importantes para a sua página de produto. “Comprar” deve estar disponível em vários momentos e sessões. Não esqueça de incluir o cálculo do frete. Se tiver uma equipe de atendimento disponível, também pode oferecer um CTA para auxílio na compra, por exemplo.
10- Check-out simples
Por último, mas não menos importante. O fechamento da compra deve ser simples e rápido. Não dê chances para o cliente desistir. Simplifique os dados que devem ser preenchidos. Otimize a página. Oferecer a opção de compra com um clique também é uma boa estratégia.
Com essas dicas vai ficar muito mais fácil construir uma boa página de produto para a sua loja virtual. Mas lembre-se, é preciso aliar outras estratégias para potencializar as vendas do seu e-commerce, como ações de e-mail marketing, SMS e redes sociais.
Alguma dessas dicas já estavam no seu planejamento?