Confira as principais tendências de Marketing Digital para 2023

Principais tendências de Marketing Digital para 2023

Se o mundo e o mercado de Marketing digital estão em constante mudança, seu negócio precisa acompanhar essa evolução. Só assim se tornará competitivo no seu nicho.

O mercado que se consolidou na última década, ganhou ainda mais força e reinventou formas de comunicação e vendas durante a pandemia, e ainda continua em crescimento acelerado.  Após 3 anos do início da pandemia as empresas estão muito otimistas com novos projetos e inovações.

O Marketing Digital que possivelmente seja o mercado com maior versatilidade, traz ano a ano novas tecnologias e tendências para o futuro.

É importante falar que essas novas tendências, nem sempre precisam ser algo extremamente novo ou que podem mudar tudo, mas sim, ferramentas ou processos já existentes e que estejam passando por inovação, como por exemplo a ESTRETÉGIA: conteúdos estratégicos, formas de criar conteúdo, análise de dados, relacionamento a partir de e-mail marketing, entre outras coisas.

Enfim, vamos falar das principais tendências para 2023, qual a importância dessas renovações para os profissionais de marketing, e também sobre as principais profissões que estarão em alta para quem atua na área.

Confira as principais tendências de marketing para 2023

  • Data Driven: O Big Data se tornou para as empresas mais importante do que nunca! Não há mais espaço no mercado para empresas que tomam decisões e pensam estratégias com base em achismo, as decisões, planejamento e estratégias devem ser baseadas em dados reais. Para que se entenda melhor, segundo um levantamento feito pela Salesforce e divulgado na Exame, no estudo de 2022 já se previa que a maioria dos profissionais globais de marketing estaria orientado por dados. Nesse mesmo estudo, 83% dos profissionais entendem que a possibilidade de atender as expectativas dos clientes dependem da análise de dados e de recursos digitais.

    Para 2023, esperam que o número de fontes para coleta de dados aumentem para que tenham dados ainda mais precisos, ou seja, coleta e análise de dados são as principais tendências para 2023.
  • E-mail marketing: Atualmente com 89% dos profissionais estão usando e-mail marketing como ferramenta principal para lançamentos de produtos e serviços, retenção de leads e pós venda com clientes, sem dúvida é uma tendência para 2023. Além de extremamente acessível considerando valores de investimento, o baixo custo da operação pode trazer boas margens de lucro. Estima-se que 92% das pessoas no mundo utilizam do recurso e pelo menos 62% delas abrem seus e-mail diariamente.
    Os números só reforçam o potencial da ferramenta e demonstra a força do e-mail em uma época com tantos canais de comunicação.  
  • Marketing responsivo: Não é mais permitido pensar no mobile como secundário em suas estratégias! Há muito se fala em conteúdos responsivos na criação de sites, mas atualmente e pensando em 2023 com crescimento dos números de canais de pagamento, o que gera grande tendência de que finalização de vendas ocorram via smartphone se torna inevitável que as empresas foquem na programação de site totalmente responsivos.
  • Marketing de influência: Os influenciadoresestão cada vez mais “dando a cara” para as marcas e negócios. Em 2023 não será diferente, as empresas que contam com essa estratégia podem ter um ROI ótimo. As redes sociais pulverizam formadores de opinião em todos os espaços e esses influencers são capazes de gerar muitas mudanças de comportamento.  

    Por isso, é muito importante que você tome cuidado na hora de escolher o embaixador de sua marca ou negócio é extremamente importante que esses influencers tenham os valores alinhados com da sua empresa é preciso que seu produto ou serviço faça sentido para a própria imagem.
  • Vídeos curtos: O diretor do Instagram, Adam Mosseri,falou que a rede que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, mensais no mundo terá cada vez mais vídeos. Assim como o Marketing Digital de forma geral, esses vídeos ganharam mais evidência se consolidaram durante a pandemia com vídeos criados no Tik Tok, a Rede Social que ganhou forte evidência e se mantém. Esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço na plataforma.

    Sem dúvida, utilizar vídeos na sua estratégia não é nenhuma novidade, porém o formato de conteúdo ganha ainda mais força com os vídeos curtos para o Tik Tok e Instagram.

    Aproveite de ideias curtas, rápidas e que sejam claras e direcionadas.

Qual a importância dessas novidades para o profissional de marketing

Todas as tendências estão ligadas a Marketing para gerar vendas e engajamento com as marcas, por isso, não basta ser um bom “vendedor” é preciso utilizar da inteligência artificial, coletar e analisar dados e utilizar de habilidades técnicas e comportamentais.

Segundo pesquisa realizado pela consultoria Robert Half os segmentos que irão liderar as contratações não estão relacionadas somente e diretamente aos profissionais de Marketing ou vendas mas também terá um amplo mercado para quem tem habilidades técnicas e comportamentais. De acordo com Carolina Cabral, diretora da Robert Half, a tendência é que data skills tenha ainda maior valorização e continue uma forte tendência para 2023.

Quais as profissões que estarão em alta nesse mercado de Marketing e Vendas

  • E-mail marketing: Apenas 46% das empresas brasileiras utilizam o e-mail marketing nas suas estratégias de Marketing Digital e a Automação de Marketing é utilizada por 42%, podemos ver que não são a maioria das empresas que utilizam, com isso abre-se um mercado cheio de oportunidades para os profissionais desse meio.
  • Data driven, Big data e data skills: Com profissionais dessas áreas é possível pesquisar o mercado, bem como sua base e através da coleta de dados tomar decisões baseadas em inteligência de marcado e ações comportamentais.
  • Tecnologia: Sem dúvidas, a área de tecnologia é uma dos setores que deve dominar as profissões do futuro. 
    Segundo a pesquisa, os cargos de segurança da informação, DevOps/DevSecOps, inovação digital, Machine Learning, profissionais de dados, arquiteto de soluções, Tech Lead e Desenvolvedor RPA são as carreiras do futuro da área. 
    Além das empresas de tecnologia, negócios do varejo, educação, saúde e startups estão entre as companhias que mais empregam profissionais da área. 

Então, gostou do conteúdo? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola no marcado e ainda saiba mais sobre a iPORTO.