Estratégias de TI para dispositivos móveis

O gerenciamento de dispositivos móveis deve ser feito por profissionais altamente qualificados, principalmente no cenário atual do mercado, visto que o acesso via equipamentos móveis é uma tendência que definitivamente veio para ficar, não importa qual seja o seu campo de atuação.

Para que equipes de TI tenham melhores resultados na preparação de ações destinadas a aparelhos móveis, é importante conhecer as estratégias de Tecnologia da Informação mais eficientes. Sendo assim, vamos abordar algumas das principais estratégias de TI para dispositivos móveis.

A primeira estratégia de TI diz respeito à limpeza remota, que consiste no apagamento de informações. No caso de dispositivos móveis pertencentes a usuários, essa ação pode exigir que os dados permaneçam intactos. Já quando os dados são referentes exclusivamente ao negócio, a prática mais comum é utilizar o acesso remoto para limpar todos os dispositivos da companhia.

Outra estratégia que sua equipe de TI não pode ignorar é a configuração e a instalação dos dispositivos que serão usados por profissionais da empresa. Assim, tais equipamentos terão os aplicativos necessários, bem como certificados de segurança, contas de usuário para e-mails, acesso a recursos internos e também acesso à rede.

Para finalizar, não se esqueça de garantir a proteção do sistema aplicado em aparelhos móveis.

Os responsáveis pela TI da empresa devem criar políticas de segurança capazes de lidar com as seguintes ações: solicitação de senhas; dispositivo de bloqueio; travamento automático de dispositivos inativos; limpeza de dados depois de um período de tentativas sem sucesso de desbloqueio; criptografia dos aparelhos; configuração dos serviços de VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual); limitação do acesso ao equipamento; determinação de opções de configuração específicas; entre outras medidas.

Como você avalia as estratégias de TI para dispositivos móveis sugeridas por nós?

Deixe um comentário